Ir para o conteúdo Ir para o menu
Polo de desenvolvimento educacional

Momentos decisivos

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, promovida pela Fundação Itaú Social em parceria com o Ministério da Educação, começa suas oficinas regionais de leitura e escrita na próxima semana. Ao todo, serão sete encontros seguidos de premiação (veja cronograma abaixo). A Olimpíada tem como objetivo formar professores para estimular a leitura e o desenvolver competências para a escrita em alunos de escolas públicas brasileiras.

Os escolhidos nessa fase farão visitas culturais a pontos turísticos e passarão por oficinas de leitura e escrita e premiação nas cidades-polo do programa. Participam do evento alunos e professores de 4ª e 5ª séries (5º e 6º anos) do ensino fundamental, inscritos e classificados na categoria poesia. Os trabalhos têm coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Os semifinalistas de 7ª e 8ª séries (8º e 9º anos) do ensino fundamental e 2º e 3º anos do ensino médio, de todos os estados brasileiros, inscritos e classificados nas categorias memória e opinião, respectivamente, mais os selecionados na categoria poesia no estado de São Paulo participarão da premiação regional a ser realizada na capital paulista, em 19 de novembro. Todos receberão medalhas de bronze e poderão escolher livros em uma livraria montada especialmente para eles.

Após a conclusão dessa etapa, serão indicados 150 textos para a seleção final, em Brasília, em 1º de dezembro, da qual sairão 15 vencedores. Os 150 finalistas, alunos e professores, receberão medalhas de prata e aparelhos microsystem. Aos 15 vencedores na etapa nacional serão entregues medalhas de ouro, computadores e impressoras. As escolas nas quais estudam os esses selecionados serão contempladas com laboratórios de informática, compostos por dez microcomputadores e uma impressora, além de livros para a biblioteca.

Cronograma das premiações regionais

23 de outubro, em Curitiba (Região Sul)

28 de outubro, em Belo Horizonte (Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro)

31 de outubro, em Fortaleza (Maranhão, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte)

5 de novembro, em Goiânia (Região Centro-Oeste)

12 de novembro, em Belém (Região Norte)

14 de novembro, em Recife (Alagoas, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Sergipe)

19 de novembro, em São Paulo (São Paulo).