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Modelo de seleção para gestão escolar deve priorizar competências técnicas, afirmam diretores

Dados são da pesquisa de opinião do Itaú Social e do Todos Pela Educação, realizada pelo Datafolha, com diretores de escolas públicas


Embora mais da metade da seleção de diretores escolares das escolas públicas do Brasil tenham sido realizadas via indicação de secretarias de Educação, de acordo com o Censo Escolar 2021, 83% dos profissionais preferem que os cargos de gestão sejam preenchidos por outro modelo que priorize as competências técnicas do candidato.

Esse é um dos resultados da pesquisa do Itaú Social e Todos Pela Educação, realizada pelo Datafolha, com diretores de escolas públicas de Ensino Fundamental I, II e Médio das redes estaduais e municipais.

Confira a pesquisa completa

A indicação pelo modelo de designação via poder público, que não necessariamente atende critérios técnicos, é defendida por apenas 5% dos entrevistados. Enquanto isso, 93% dos diretores escolares concordam, totalmente ou parcialmente, que devem ser levados em conta o currículo e a formação dos candidatos.

Essa preocupação com a qualidade de gestão do diretor escolar é compartilhada pela superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann. “Além das capacidades no campo pedagógico, o cargo exige competências de gestão, dada a necessidade de liderar uma equipe e processos voltados para que os alunos estudem e se desenvolvam da melhor forma possível. Dirigir uma escola é gerir uma organização extremamente complexa”. 

Formação e currículo
Outro resultado apresentado pelo estudo mostra que sete a cada dez entrevistados entendem que o ensino acadêmico de Graduação ou de Pós-graduação os prepararam para os desafios da gestão escolar.

Apoio das Secretarias de Educação
Quase todos os diretores (93%) afirmaram que o acompanhamento técnico das secretarias de educação contribui com a prática de gestão escolar. As ações desenvolvidas pelas secretarias satisfazem grande parte dos entrevistados (80%), entre as ações está a oportunidade de formação para gestores escolares, que ocorrem sempre ou muitas vezes, segundo mais da metade (55%) dos participantes do estudo.

Apesar da satisfação com o papel das secretarias, a maioria dos diretores gostaria de uma definição mais clara sobre suas atribuições e competências. Quanto a este último ponto, 63% concordaram totalmente que diretores deveriam ter seu trabalho frequentemente avaliado por representantes do poder público.

Recomendações
Para os diretores escolares, as medidas que as secretarias de Educação devem adotar nos próximos anos são:

  • Aumento de salários dos professores;
  • Investimento em programas de reforço e recuperação da aprendizagem de estudantes; 
  • Melhoria das condições de infraestrutura das escolas; 
  • Oferta de mais oportunidades de formação para os professores. 

Os entrevistados avaliaram que o período das salas de aulas fechadas trouxe para o ensino a utilização da tecnologia e seu uso para inclusão digital, e ambos devem permanecer como ferramentas para estudantes e docentes.

Melhoria da Educação
O Itaú Social oferece, por meio do programa Melhoria da Educação, ações formativas para diretores escolares, com o objetivo de garantir padrões mais elevados de qualidade e equidade no acesso, permanência e aprendizado das crianças, adolescentes e jovens. Na plataforma do programa, as secretarias de educação podem encontrar tecnologias educacionais que apoiam nas estratégias formativas para os profissionais das redes de ensino. 

Polo
Gestores escolares também encontram no Polo, ambiente de formação do Itaú Social, mais de 40 cursos com o objetivo de promover a aprendizagem contínua e garantir aplicações práticas que respondam aos principais desafios da educação. Para este público, destacam-se Projeto institucional na gestão escolar, Observação de sala de aula e Gestão escolar: práticas de tutoria na formação continuada.

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