Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Melhoria da Educação lança tecnologia educacional para apoiar no ensino de uma matemática mais criativa

O conteúdo é inspirado em experiências ocorridas com docentes e estudantes nos municípios de Cotia (SP) e Vespasiano (MG)


Contribuir com o ensino da matemática mais equitativa, aberta, criativa, visual e atrativa é o objetivo da Tecnologia Educacional “Curso de férias: Mentalidades Matemáticas”, destinada às secretarias de educação, oferecida gratuitamente pelo programa Melhoria da Educação, do Itaú Social.

Organizado em parceria com o Instituto Sidarta, o conteúdo auxilia as redes de ensino a replicarem as experiências do “Curso de férias”, realizado nos municípios de Cotia (SP) e Vespasiano (MG). Em ambos, os estudantes e docentes que participaram notaram que houve uma evolução significativa em relação à aprendizagem da disciplina, sendo que, na cidade paulista, o ganho foi de 1,3 ano de escolaridade em conceitos matemáticos em apenas 10 dias

ℹ️ Confira como foi a experiência dos docentes de Vespasiano (MG)

Além de apoiar na organização do “Curso de férias”, a Tecnologia Educacional oferece sugestões sobre acompanhamento do desenvolvimento das atividades de gestão e formação, identificando recursos disponíveis e parcerias para alcançar os objetivos; e planejamento da formação das equipes, aprofundando os conceitos básicos da abordagem.

Confira os depoimentos de especialistas sobre os benefícios do Mentalidades Matemáticas

Em Vespasiano (MG), o Mentalidades Matemáticas foi implementado em 2022 e, desde então, ocorre em toda a rede municipal de ensino. Somente no ano passado, cerca de 200 professores do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental participaram das formações. Uma delas é a professora Ione Clarice, que explica o impacto da abordagem com sua turma de estudantes. 

“Quando chamava o aluno ao quadro, ele tinha medo de errar, pois seus colegas poderiam rir. Finalmente, após adotar algumas abordagens do Mentalidades Matemáticas, consegui fazer com que os estudantes entendessem que errar não é um problema. Explico que, quando erram, consigo saber onde está a dificuldade e como posso ajudar”, diz.

O “Mentalidades Matemáticas” também inspirou a criação de três cursos gratuitos disponíveis no Polo, ambiente de formação do Itaú Social. As formações podem ser acessadas por professores, gestores públicos e pessoas com interesse em replicar a iniciativa em suas respectivas escolas.

Mentalidades Matemáticas
É uma abordagem pedagógica desenvolvida pela professora de Educação Matemática da Universidade Stanford (EUA), Jo Boaler, que incentiva discussões colaborativas e valoriza as diferentes maneiras de pensar a disciplina. A iniciativa considera que todos são capazes de aprender em profundidade, para além de procedimentos, fórmulas e memorização.

Melhoria da Educação
Desenvolvido há mais de 20 anos pelo Itaú Social, o programa tem o objetivo de contribuir com o fortalecimento das secretarias municipais de educação para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade para crianças e adolescentes. Dispõe de uma biblioteca com 15 Tecnologias Educacionais, além de oferecer o Autodiagnóstico da Rede de Ensino, instrumento para gestores avaliarem diferentes aspectos da gestão de uma secretaria de educação.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.