Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Melhoria da Educação lança tecnologia educacional para apoiar as redes municipais no ensino das crianças

Disponível para secretários Municipais de Educação e gestores, a tecnologia educacional oferece percursos formativos e estratégias pedagógicas


O Itaú Social, por meio do programa Melhoria da Educação, lançou a tecnologia educacional “Gestão e formação de equipes de Educação Infantil”. A iniciativa propõe contribuir  na formação dos profissionais que atuam na educação formal de crianças na primeira infância, compreendida na idade de zero a seis anos.

A tecnologia educacional, desenvolvida com a parceria técnica da Avante – Educação e Mobilização Social, tem como objetivo qualificar a educação para crianças baseando-se nos princípios propostos nos documentos norteadores nacionais para a educação infantil, como as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2009 e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) de 2017.

Saiba o que é uma tecnologia educacional

O conteúdo traz formações destinadas à equipe técnica da Secretaria de Educação, direção escolar, coordenação pedagógicas e docentes, além de oferecer estratégias para desenhar e gerir processos formativos continuados,  de avaliação e monitoramento da educação infantil. 

A cidade de Paulista (PE) implementou a tecnologia em 2019. Nesse tempo ocorreram formações com técnicos e gestores de educação e momentos de trocas com educadores e supervisores,  o que possibilitou discutir sobre as especificidades de cada turma.

“Nestes dois anos, notamos o incremento da qualificação técnica e pedagógica da equipe de formadores da secretaria. Vemos que existe uma identidade pedagógica da rede, unidade nas discussões das práticas docentes e nas formas de avaliar e observar o desenvolvimento do estudante, sempre com muito respeito pela criança”, diz o secretário-executivo de Desenvolvimento Educacional de Paulista de 2017 até o momento, Emanuel Souto.

Resultados esperados

  • Curto prazo: Ampliar conhecimentos sobre concepções e práticas pedagógicas na Educação Infantil, alinhados às normativas nacionais como o BNCC e a Diretrizes Curriculares Nacionais. Já a formação dos profissionais da educação tem como papel garantir a qualidade da oferta educacional;
  • Médio prazo: Aprimorar e fortalecer a política de formação da rede, estabelecendo processos formativos contínuos, impactando na melhoria das práticas pedagógicas das escolas;
  • Longo prazo: Contribuir com uma educação mais equânime e de qualidade nas redes municipais, por meio de boas estratégias de gestão e formação, impactando na melhoria da qualidade das práticas pedagógicas, nas aprendizagens e desenvolvimento das crianças.

Melhoria da Educação
O programa, desenvolvido há mais de 20 anos pelo Itaú Social, tem por objetivo contribuir com o fortalecimento das secretarias municipais de educação para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade para crianças e adolescentes. 

As tecnologias educacionais são divididas nas categorias “Planejamento e Gestão Administrativa”, “Gestão Pedagógica” e “Comunicação, Participação, Ações Colaborativas e Controle Social”. Além da “Gestão e formação de equipes de Educação Infantil”, o programa conta com as tecnologias:

A plataforma também oferece o Autodiagnóstico da Rede de Ensino, instrumento disponível para que os gestores avaliem diferentes aspectos da gestão de uma secretaria de educação.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.