Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Melhoria da Educação lança metodologia que estimula a criação de arranjos entre municípios próximos, visando superar desafios  na  educação pública

Tecnologia educacional estimula colaboração intermunicipal com o objetivo de aperfeiçoar a capacidade da gestão administrativa e pedagógica da região


Por causa do limite no orçamento público e a complexidade de  problemas no ensino, muitos gestores públicos enfrentam dificuldade em encontrar soluções para melhorar a educação em seu município. A partir desta realidade, o programa Melhoria da Educação, do Itaú Social, desenvolveu a tecnologia educacional “Colaboração intermunicipal em Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE)”, que incentiva o trabalho conjunto entre cidades vizinhas como forma de superar esses desafios. 

A metodologia busca fomentar a estruturação deste grupos, a fim de elaborar estratégias e práticas coletivas para minimizar os problemas educacionais que são vivenciados na região, o que pode possibilitar, entre outras coisas, a economia de recursos das cidades envolvidas. A solução educacional foi elaborada em parceria com o ICEP (Instituto Chapada de Educação e Pesquisa).

Saiba o que é uma tecnologia educacional

Com esse apoio da rede de colaboração, os municípios poderão manter seus projetos educacionais de forma contínua, o que pode gerar resultados maiores e permanentes. Confira mais detalhes: 

Curto prazo: comprometer, engajar e responsabilizar coletivamente os atores sociais na pactuação de metas do arranjo de desenvolvimento da educação, na continuidade dos projetos de melhoria educacional e nas ofertas formativas.

Médio prazo: empoderar governanças municipais na sustentação de projetos educacionais (que oportunizem práticas pedagógicas aprimoradas aos profissionais da rede) sugeridos pelo arranjo e estabelecer fóruns regulares para monitoramento e avaliação.

Longo prazo: contribuir com a melhoria na qualidade da educação da rede, refletindo positivamente nos resultados educacionais e, por consequência, na redução dos índices de reprovação, abandono e evasão de estudantes.

Essa experiência de arranjo colaborativo ocorre desde 1997 na Chapada da Diamantina (BA) e envolve 20 municípios. O Arranjo de Desenvolvimento da Educação nasceu junto com o ICEP, parceiro técnico do território. Com a chegada do programa Melhoria da Educação, nos anos de 2019 e 2020, essa rede de colaboração ficou ainda mais fortalecida. 

O principal objetivo do arranjo na Chapada da Diamantina foi a valorização e a formação continuada dos profissionais da educação, de técnicos da secretaria a professores, para melhorar os resultados de aprendizagem dos estudantes.

A metodologia está consolidada na região e mesmo com as trocas de gestões que ocorrem aos fins dos mandatos o trabalho do ADE se mantém: “Nessa troca de cadeiras, todo mundo forma todo mundo. O que varia é o papel de cada um na engrenagem, contribuindo com diferentes experiências e criando autonomia profissional. Acreditamos que a continuidade dos programas de formação é o que faz a diferença em nossa realidade. Estamos em um território marcado pela falta de muitas coisas, mas tivemos resultados expressivos de aprendizagem dos estudantes”, explica uma das coordenadoras pedagógicas territoriais do ADE, Janara Luiza Paiva Botelho Oliveira.

Programa Melhoria da Educação
Desenvolvido há mais de 20 anos pelo Itaú Social, o programa tem o objetivo de contribuir com o fortalecimento das secretarias municipais de educação para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade para crianças e adolescentes. O programa disponibiliza uma biblioteca com 14 tecnologias educacionais, divididas nas categorias “Planejamento e Gestão Administrativa”, “Gestão Pedagógica” e “Comunicação, Participação, Ações Colaborativas e Controle Social”. Todas elas estão disponíveis no site, que também oferece o Autodiagnóstico da Rede de Ensino, instrumento para gestores avaliarem diferentes aspectos da gestão de uma secretaria de educação.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.