Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Mapas de Foco: novos materiais para coordenadores pedagógicos e equipes técnicas das secretarias de educação

A partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Mapas de Foco auxiliam na definição das habilidades prioritárias para o avanço dos estudantes. Live no dia 25 de maio apresenta novas funcionalidades


Os Mapas de Foco da BNCC, iniciativa do Itaú Social e Instituto Reúna, apresentam uma seleção de habilidades focais para cada ano do Ensino Fundamental traduzidas em objetivos de aprendizagem. A ferramenta, lançada em julho do ano passado, foi aperfeiçoada e agora conta com novos materiais específicos para coordenadores pedagógicos e equipes técnicas das secretarias de educação. 

  • Mapas de Foco na escola: voltado para coordenadores pedagógicos estruturarem e realizarem encontros formativos com sua equipe de professores, ofertando trilhas compostas por um conjunto de pautas formativas organizadas por etapa (anos iniciais e anos finais) e área componente.
  • Mapas de Foco nas redes: voltado para equipes técnicas das secretarias de educação e gestores escolares, considera o trabalho pedagógico das redes no contexto do Continuum Curricular, uma das formas de organização de tempo e aprendizagens, pensada para diminuir as defasagens geradas pelo ano de 2020, e ainda garantir as habilidades necessárias para os alunos em 2021, e provavelmente, 2022.

Os materiais estão disponíveis no percurso Mapas de Foco da BNCC, na seção de Recursos Complementares. 

Além dos guias, os Mapas de Foco foram aperfeiçoados e estão disponíveis em dois formatos: pdf navegável e planilha em Excel. O objetivo da ferramenta é apoiar na flexibilização curricular e a escolha de conteúdos produzidos por redes de ensino e organizações de educação em situações extremas, como a pandemia do coronavírus.

Na terça-feira, 25 de maio, ocorrerá uma live no canal do Itaú Social no YouTube para apresentar as novas funcionalidades da ferramenta, incluindo os novos guias, que contará com depoimentos de profissionais que já adotaram os Mapas de Foco. O evento virtual terá a participação da coordenadora de Implementação Regional do Itaú Social, Claudia Petri, e da diretora do Instituto Reúna, Katia Smole.

Live Mapas de Foco

Quando: dia 25/05, terça-feira, às 16h
Canal: YouTube do Itaú Social
Participantes: coordenadora de Implementação Regional do Itaú Social, Claudia Petri, e diretora do Instituto Reúna, Katia Smole