Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Livro relata experiências na gestão da educação em municípios e consórcios

Publicação da Oficina Municipal reúne mais de 30 autores e autoras, que apresentam os desafios enfrentados e os caminhos encontrados para superá-los


A Oficina Municipal, em conjunto com a Fundação Konrad Adenauer, publicou o livro “Gestão da Educação em Municípios e Consórcios”, que relata experiências na área da educação pública fundadas nos valores políticos do Estado de Direito, da Federação e da Democracia. 

Com a participação de mais de 30 autores e autoras, a obra apresenta os desafios enfrentados por dirigentes municipais de educação e os caminhos encontrados para superá-los, contando, para tanto, com o apoio de várias instituições, públicas e privadas, que se dedicam à educação no Brasil. 

A maior parte dos relatos do livro se passa em cinco consórcios intermunicipais nos estados de São Paulo, Paraíba e Alagoas. Gestores e gestoras da educação, de pequenos e médios municípios, experimentaram um importante desenvolvimento profissional e pessoal ao trilhar os caminhos propostos pelo programa Melhoria da Educação, desenvolvido pelo Itaú Social.

O Melhoria da Educação é detalhado pelo capítulo escrito por Tatiana Bello, Sonia Dias e Samara Fonteles da Cunha, que compõem a equipe de Implementação do Itaú Social. Segundo o artigo, a iniciativa já atuou em mais de 18 estados, beneficiando quase 2 mil municípios e formando mais de 15 mil gestores municipais de educação e técnicos em 21 anos de trajetória.

Também da equipe de Implementação do Itaú Social, Renato Brizzi Martins assina o artigo “Da Identidade Regional às Compras Consorciadas: A Experiência de Dois Consórcios Paulistas”, junto com as pedagogas Fátima do Carmo Silva Galvanin e Magali de Cassia Camargo, que atuaram no programa Melhoria da Educação por meio da Oficina Municipal entre 2012 e 2018.