Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Livros são utilizados para fortalecer prática docentes

Estudantes de Marabá (PA) frequentam a sala de leitura para realizar pesquisas e debates sobre a implementação e manutenção da horta escolar


Na semana do Dia Nacional do Livro, celebrado em 29 de outubro, o Itaú Social destaca como as obras literárias presentes na escola são utilizadas para auxiliar as mais diferentes disciplinas. Um exemplo dessa prática é o projeto “ConsCIÊNCIA”, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Theodora, de Marabá (PA), que promove a criação e manutenção de uma horta escolar. 

A iniciativa faz parte do Mapeamento de Práticas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), do Itaú Social. As práticas do projeto ocorrem após momentos de diálogo e pesquisa, em que os livros da sala de leitura da escola são utilizados pelos estudantes para planejar cada processo no desenvolvimento da horta escolar.

ℹ️ Crianças lideram interesse pela leitura, diz pesquisa

As ações dos integrantes do projeto incluem a produção de adubo por meio de composteiras, fabricação de sabão a partir de óleo de cozinha descartado, mutirões de limpeza e a manutenção da horta. Segundo o professor Daniel Oliveira da Silva, responsável pela iniciativa, as atividades visam não apenas conscientizar os alunos, mas inspirá-los a replicar as práticas fora da escola. “Nosso objetivo é formar cidadãos conscientes, que entendam seu papel na preservação do meio ambiente e levem esses aprendizados para suas comunidades”, afirma.

A sala de leitura, utilizada pelos estudantes de Marabá (PA) como ponto de planejamento e pesquisa, está presente em apenas metade das escolas públicas (49,4%), segundo o Censo Escolar 2024. Esses espaços são mais comuns no Ensino Médio, presentes em 86,5% das unidades escolares. Já nos Anos Finais (6º ao 9º ano) e Iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental, 69,2% e 47,2% das instituições de ensino possuem bibliotecas ou salas de leitura. 

ℹ️ Guia oferece dicas para mediação de leitura na escola e em casa

A limitação do acesso às salas de leitura por estudantes mais novos pode representar uma perda de oportunidade para a formação da criança. O relatório “Impacto da leitura feita pelo adulto para o desenvolvimento da criança na primeira infância”, do Itaú Social, mostra que este hábito é fundamental para o desenvolvimento infantil. O documento mostra que há ganhos na linguagem das crianças que são expostas às obras literárias.

Outro benefício apresentado pelo relatório é que rotinas de canto, leitura e contação de histórias antes de dormir podem trazer efeitos duradouros para a qualidade do sono das crianças e para seu desenvolvimento cognitivo, além de contribuir com a melhora do bem-estar e da saúde geral infantil.

Escola Fundação Itaú
A plataforma Escola Fundação Itaú oferece diversos cursos para educadores e interessados em difundir momentos de leitura com crianças e adolescentes. Entre as formações, estão “O papel das bibliotecas comunitárias na formação leitora”, “Círculos de Leitura: um espaço de troca e conexão” e “Infâncias e Leituras”. Todas são gratuitas, certificadas e integram o acervo de mais de 180 opções de cursos para profissionais de educação e cultura.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.