Ir para o conteúdo Ir para o menu
Polo de desenvolvimento educacional

Leitura para desenvolvimento infantil é tema de formação do Itaú Social

Oferecer um ensino público de qualidade e com equidade é um dos principais desafios enfrentados pelo Brasil. Responsáveis pelas políticas voltadas para a Educação, os gestores municipais possuem um papel estratégico nesse processo. Com o intuito de contribuir para o fortalecimento das competências de gestão educacional nos municípios, além de estimular a discussão sobre a importância da leitura no desenvolvimento infantil, a Fundação Itaú Social realizará dois encontros de formação sobre o tema, nos dias 23 e 25 de julho, nas cidades de Registro e Piraju (SP).

A iniciativa é realizada no âmbito do programa Melhoria da Educação no Município, cujo objetivo é contribuir para a constante qualificação da gestão municipal. Participam da formação gestores de secretarias municipais de Educação, coordenadores pedagógicos e técnicos responsáveis pela Educação Infantil dos 49 municípios que integram os consórcios intermunicipais do Vale do Ribeira (Codivar) e do Alto Vale do Paranapanema (Amvapa). Ambos os consórcios estão participando do Programa Melhoria da Educação no Município.

Durante os encontros a equipe de Avaliação Econômica da Fundação Itaú Social apresentará estudos nacionais e internacionais que abordam diferentes perspectivas sobre os impactos da promoção da leitura no desenvolvimento infantil. Também serão expostas experiências locais para que o público conheça experiências de leitura para crianças realizadas no Vale Ribeira e no Alto Vale do Paranapanema.

Com apoio da equipe do Programa Itaú Criança também serão debatidas, ao longo do evento, questões como a formação e o desenvolvimento do leitor, as diferenças entre ler e contar histórias, a mediação de leitura de textos de literatura, o papel do mediador, a seleção de acervo e espaços de leitura, a importância do acesso às bibliotecas, bem como a criação de projetos que promovam o hábito de ler como uma oportunidade de lazer e convivência social, familiar e comunitária.