Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Leia para uma criança durante as férias escolares

As férias escolares são muito esperadas pelos estudantes. É neste período que podem descansar, brincar, curtir o tempo livre para passear pela cidade onde moram ou viajar. Esse tempo também pode ser usado para continuarem aprendendo de uma forma leve e divertida, exercitando o hábito da leitura e explorando e conhecendo histórias novas. O gosto pela leitura se constrói aos poucos, e o exemplo e incentivo são fundamentais para esse processo. É aí que entra a participação dos adultos, que podem aproveitar o período de férias para se aproximarem das crianças e fortalecerem os vínculos que os une ao compartilhar aventuras literárias.

Um levantamento de estudos realizado pela Fundação Itaú Social, intitulado “Impacto da leitura feita pelo adulto para a criança, na primeira infância, para o desenvolvimento do indivíduo” apresenta resultados que demonstram que a criação do habito da leitura, pode influenciar o enriquecimento do vocabulário, a motivação acadêmica e os anos de escolaridade que o indivíduo terá em sua vida. A leitura também exerce efeito sobre a proximidade dos membros da família, o desenvolvimento do sentimento de empatia, melhora na qualidade e a duração do sono, além de ajudar na diminuição de índices de ansiedade e agressividade nas crianças.

É muito importante estruturar uma rotina de leitura de forma lúdica e prazerosa, para que a criança possa desfrutar plenamente essa atividade e não encará-la como uma obrigação penosa. Incluir visitas a livrarias e bibliotecas em passeios e levar livros para serem lidos no parque ou em outros espaços de diversão podes ser boas estratégias para demonstrar que a leitura não é uma atividade maçante e que pode ser realizada nos mais diferentes ambientes.

Confira a pesquisa completa aqui.