Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Jovens Urbanos participam de ocupação cultural no Espírito Santo

O Programa Jovens Urbanos, da Fundação Itaú Social, oferece até o dia 29 de novembro, em Vitória (ES), uma série de oficinas gratuitas sobre cultura urbana, internet e empreendedorismo criativo. As atividades serão realizadas durante a programação da ocupação cultural Fábrica.Lab Infinitas, projeto de multiplataforma cultural, produzido pelo Lab.Muy – Arte y Cultura Digital, com o patrocínio da Prefeitura de Vitória e do Instituto Sincades. O objetivo é promover o encontro entre os jovens integrantes do Programa e demais interessados, com profissionais e ativistas que atuam nas áreas de tecnologia, comunicação, cultura e artes, a fim de inspirar este público a desenvolver novas ações que privilegiem o bairro onde residem e suas escolas.

Além disso, o Jovens Urbanos também é parceiro de outra iniciativa da ocupação, a série de diálogos Favela ou Nada! – Produção cultural das quebradas, que tem como propósito disseminar as produções de cinema e dança das periferias brasileiras. Durante o evento, que ocorre na noite do dia 26/11, o público poderá conferir o lançamento do filme “A Batalha do Passinho – O Filme” e, na sequência, proporcionar um bate-papo com o diretor do documentário Emílio Domingos e com o MC Leonardo, articulador cultural da comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro. A última atração desta noite é o grupo Na Batalha, que apresenta a “dança do Passinho”, um fenômeno do funk carioca. O grupo passou por diversos teatros no Brasil e também foi destaque no circuito Brasil Summer Fest Em Nova York (EUA).

Atualmente, o Programa Jovens Urbanos é realizado no Espírito Santo em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e está presente em seis escolas da rede estadual do município de Serra, na região Metropolitana de Vitória. A iniciativa trabalha na perspectiva da educação integral e utiliza como base a exploração, experimentação, produção e expressão a partir da circulação na cidade e da apropriação de diferentes tecnologias.

Serviço: Ateliê Jovens Urbanos na Fábrica.Lab Infinitas

Data: de 25 a 29 de novembro

Local: Fábrica de Ideias, Jucutuquara (Vitória-ES)

Mais informações: pelo site http://infinitas.art.br/fabrica

Gratuito – Vagas Limitadas

Programação:

ORQUESTRA DE PAISAGENS com Daniel Castanheira (RJ) + Marcus Neves (ES) + Negro Leo (RJ)

A Orquestra de Paisagens é uma intervenção sonora aberta a interação do público durante os dias 25 e 26. A proposta é captar os sons da cidade e reprocessá-los por meios digitais. Os produtos dessa ação são devolvidos ao ambiente em tempo real por um sistema de som me praça pública. Músicos estão convidados a levar seus instrumentos para participar das intervenções.

Data: 25/11 e 26/11

Horário: das 16 às 19 horas

Inscreva-se aqui

Gratuito – 30 vagas

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO com Cheryl Ethier

Criatividade e inovação é uma experimentação que apresenta o potencial que a tecnologia tem nas artes com foco em inovação. A oficina irá incluir atividades de criatividade e geração de ideias para estruturar (na prática) projetos inovadores. A oficina tem como desafio atuar na temática “Como posso transformar minha cidade”.

Data: 26/11

Horário: das 16 às 19 horas

Inscreva-se aqui

Gratuito – 40 vagas

FAVELA OU NADA! – Produção cultural das quebradas

Data: 26/11

Horários:

19h – Lançamento do Filme “A Batalha do Passinho – O Filme” (2012)

20h – Bate papo com o diretor do documentário Emílio Domingos e com o MC Leonardo, articulador cultural da comunidade da Rocinha no Rio de Janeiro.

21h30 – Apresentação do grupo Na Batalha.

Gratuito

CONVIVÊNCIAS POSSÍVEIS 1 E 2 com Grupo Z

Convivências Possíveis é uma oficina-performance em que os participantes, através de práticas corporais, se relacionam e vivenciam experiências coletivas criadoras onde o fluxo, a organização espacial e a relação entre os corpos e seus mecanismos ditam a construção de composições possíveis e temporais. A vivência é aberta aos interessados, não sendo necessária a experiência prévia em práticas corporais.

Data: 28/11 e 29/11

Horário: das 16 às 19 horas

Inscreva-se aqui

Gratuito – 30 vagas