Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Itaú Social participa de fórum com gestores de educação da região Sudeste do país

Encontro ocorre nos dias 16 e 17 de maio e contará com a presença de cerca de 500 profissionais ligados à educação


A superintendente do Itaú Social, Patricia Mota Guedes, participa nos dias 16 e 17 de maio, no município de São Paulo (SP), do Fórum Regional Sudeste da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação). A expectativa dos organizadores é que o evento reúna aproximadamente  500 educadores, entre gerentes de ensino, técnicos das secretarias e prefeitos dos municípios do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

ℹ️ Itaú Social divulga documento que analisa a qualidade de ensino dos Anos Finais do Fundamental

No encontro, a superintendente do Itaú Social irá debater aspectos relacionados aos Anos Finais do Ensino Fundamental, período que abrange do 6º ao 9º ano, na mesa sobre o tema “Os desafios das adolescências e juventudes no processo de Escolarização”. A exposição de ideias contará também com as contribuições de Tereza Farias, coordenadora-geral de Ensino Fundamental do MEC (Ministério da Educação), e será mediada por Ednamar Aparecida da Silva Cardoso Assunção, dirigente municipal de Educação de Moema (MG). Nos dois dias de imersão, haverá espaço para conhecer iniciativas dos institutos e fundações, produtos e tecnologias de empresas credenciadas. O objetivo do fórum é promover trocas de experiências, visando melhorar a qualidade da educação ofertada pelas redes municipais de ensino.

ℹ️ Pesquisa revela que formação aos professores devem estar mais alinhadas aos desafios dos Anos Finais do Fundamental

O primeiro tema previsto na grade do evento é a “Execução do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, com a participação de João César da Fonseca Neto, coordenador-geral de Apoio às Redes de Educação Básica no MEC, e Caíque Bellato, articulador CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação) na implementação e execução da Plataforma Compromisso Nacional Criança Alfabetizada do MEC. Já a mediação será de Luiz Miguel Martins Garcia, dirigente municipal de Educação de Sud Mennucci (SP).

Confira a programação:

Dia 16 de maio – quinta-feira

10h às 11h30 – Execução do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: regime de colaboração, monitoramento e avaliação das atividades e resultados

  • João César da Fonseca Neto, coordenador-geral de Apoio às Redes de Educação Básica na SEB (Secretaria de Educação Básica) do MEC;
  • Caíque Bellato, articulador CAEd na implementação e execução da Plataforma Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério de Educação (MEC);
  • Mediação: Luiz Miguel Martins Garcia, dirigente municipal de Educação de Sud Mennucci (SP), presidente da Undime da seccional de São Paulo e da região Sudeste.

11h30 às 12h30 – O Censo Escolar como ferramenta para qualificar a colaboração federativa: matrículas em EJA e em Tempo Integral / Construção do Indicador Criança Alfabetizada

  • Fábio Pereira Bravin, coordenador-geral de Controle de Qualidade e de Tratamento da Informação no Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira);
  • Mediação: Vilmar Lugão de Britto, dirigente municipal de Educação de Jerônimo Monteiro (ES), presidente da Undime da seccional do Espírito Santo.

14h às 15h30 – Nova Lei de licitações (Lei 14.133/2021): o que o gestor precisa saber

  • Tatiana Camarão, diretora de Relações Institucionais do Instituto Mineiro de Direito Administrativo;
  • Mediação: Osório Luis Figueiredo de Souza, dirigente municipal de Educação de Cachoeiras de Macacu (RJ), presidente da Undime da seccional do Rio de Janeiro e vice-presidente da região Sudeste.

16h às 18h – Educação integral, integrada e integradora e as dimensões do ser

  • Aline Zero Soares, coordenadora de Projetos de Educação Integral em Tempo Integral na SEB-MEC;
  • Márcio Sobral, chefe do Núcleo de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção na Controladoria-Geral da União;
  • Marcos Antonio Fari Junior, professor de Educação Física e mestre em Educação;
  • Maria Lúcia Voto, gerente de Gestão do Instituto Ayrton Senna.
  • Mediação: Osório Luis Figueiredo de Souza.

Dia 17 de maio – sexta-feira

8h30 às 9h30 – Como implementar as Leis 10.639/03 e 11.645/08 e promover o ensino da “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”

  • Valquiria Santos Silva, coordenadora-geral de Formação Continuada para as Relações Étnico-Raciais e a Educação Escolar Quilombola na Secadi (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão);
  • Beatriz Soares Benedito, analista de Políticas Públicas no Instituto Alana;
  • Alessandra Benedito, vice-presidente de Equidade Racial na Fundação Lemann.
  • Mediação: Clélia Mara Santos, dirigente municipal de Educação de Araraquara (SP) e representante da Undime na Comissão Nacional para a Educação das Relações Étnico-Raciais.

9h30 às 10h30 – Monitoramento dos planos decenais e memorial de gestão

  • Maria Selma Rocha, diretora de Articulação com os Sistemas de Ensino, Planos Decenais e Valorização dos Profissionais da Educação na Sasi (Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino);
  • Alessandra Santos de Assis, coordenadora-geral do Sistema de Educação na Sasi;
  • Alessandra Benedito;
  • Mediação: Luiz Miguel Martins Garcia.

10h30 às 12h – Gestão democrática, redução das desigualdades educacionais e o VAAR (Valor Aluno Ano Regular)

  • Valdoir Pedro Wathier, diretor de Monitoramento, Avaliação e Manutenção da Educação Básica na SEB-MEC;
  • Adolfo Samuel de Oliveira, coordenador-geral de Estudos Educacionais no Inep;
  • Alessio Costa Lima, dirigente municipal de Educação de Ibaretama (CE) e Presidente da Undime;
  • Bruno Lopes Correia, secretário-adjunto de Educação do Município de São Paulo.

14h às 15h30 – Os desafios da implementação das Políticas de Conectividade e de Educação Digital no cotidiano escolar

  • Ana Dal Fabbro, coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação da Educação Básica na SEB-MEC;
  • André Luiz da Cunha, líder da estratégia de assessoria técnica às redes para a implementação do complemento à BNCC (Base Nacional Comum Currículo) sobre computação na Fundação Telefônica Vivo.
  • Mediação: Osório Luis Figueiredo de Souza.

15h30 às 17h – Os desafios das adolescências e juventudes no processo de Escolarização

  • Tereza Farias, coordenadora-geral de Ensino Fundamental da SEB-MEC;
  • Patrícia Mota Guedes, superintendente do Itaú Social.
  • Mediação: Ednamar Aparecida da Silva Cardoso Assunção, dirigente municipal de Educação de Moema (MG), presidente da Undime da seccional de Minas Gerais.

O evento contará com atendimento governamental do MEC, do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Também ocorrerão oficinas sobre as políticas e programas federais sobre Prestação de Contas, Educação Infantil, PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), Anos Finais do Fundamental, Educação Digital, Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e Condicionalidades do VAAR (Valor Aluno Ano Regular).

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.