Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Itaú Social participa de evento sobre leitura em Madri

A superintendente Angela Dannemann participou de painel que debateu o papel da sociedade civil na promoção da leitura

 

Nos dias 11 e 12 de junho, o encontro Leer Iberoamérica Lee 2019 reuniu 35 representantes de iniciativas de promoção de leitura de diferentes países. O evento fez parte da Feira do Livro de Madri, com a temática “As outras faces da leitura”.

O Itaú Social foi representado pela superintendente Angela Dannemann e pela especialista em programas sociais Dianne Melo. Angela participou do painel “Sociedade civil, compromisso e leitura”, coordenada pela Olvido García Valdés, diretora geral do Libro y Fomento de la Lectura, ligado ao Ministério da Cultura e Esporte da Espanha.

O Brasil também foi representado no encontro por Bel Santos (IBEAC – Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário), Danilo Miranda (SESC São Paulo), José Castilho (CERLALC/Unesco) e Dolores Prades (Instituto Emília). A biblioteca comunitária mantida pelo IBEAC em Parelheiros é apoiada pelo programa Prazer em Ler, do Itaú Social.

Durante a programação, foram apresentadas as experiências das salas de leitura no México, as bibliotecas em Medelín (Colômbia), as bibliotecas comunitárias no Brasil, os espaços de leitura em Portugal, a rede de leitura pública no Chile, os clubes de leitura na Galícia e os projetos participativos da Câmara Municipal de Madri (Espanha), projetos comunitários na Argentina e no Brasil e outras iniciativas.

O evento foi realizado pela Feira do Livro de Madri, em parceria com o Laboratório Emília de Formação, JCastilho Gestão&Projetos e o governo espanhol.