O Itaú Social organizou uma sessão especial durante o 40º Encontro Brasileiro de Econometria, ocorrido entre os dias 11 e 14 dezembro de 2018 no Rio de Janeiro. Sob o tema Desigualdades na Educação Brasileira, a mesa reuniu especialistas no tema, com mediação de Naercio Menezes Filho, economista e professor do Insper e da Universidade de São Paulo (USP).
Naercio destacou as desigualdades no desempenho dos alunos brasileiros na prova do PISA, avaliação internacional que mede o nível educacional de jovens de 15 anos por meio de provas de Leitura, Matemática e Ciências.
O educador e estatístico José Francisco Soares abordou as medições das desigualdades dos estudantes da educação básica brasileira, enquanto Daniel Santos, também economista e professor da USP, falou dos resultados educacionais de estudantes de creches.
O Itaú Social patrocinou o Encontro, que foi organizado pela Sociedade Brasileira de Econometria, entidade que reúne professores, pesquisadores e outros profissionais interessados no estudo e aplicação de métodos quantitativos em economia e finanças.
