Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Itaú Social inicia formação em Porto Alegre sobre Educação Integral

A Fundação Itaú Social, com apoio técnico do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) iniciou no mês de julho, em Porto Alegre (RS), uma série de encontros de formação na área de educação integral. Participam coordenadores pedagógicos e educadores de instituições conveniadas à Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Porto Alegre, reunindo cerca de 120 profissionais. A parceria prevê aumentar a qualificação dos serviços prestados por essas entidades, no escopo do Programa Cidade Escola, que compõe a política educacional porto-alegrense voltada à Educação Integral.

Os encontros de formação ocorrerão até o final deste ano e o objetivo é potencializar o trabalho já realizado nessas instituições, a fim de contribuir para o desenvolvimento das competências previstas nas diretrizes curriculares do município e promover uma reflexão sobre tempos e espaços de aprendizagem. No turno inverso aos das aulas, diariamente, os estudantes participam de diversas atividades no espaço de 19 instituições parceiras, beneficiando em torno 7 mil alunos da rede.

Implantado em 2006, o Cidade Escola propõe oferecer Educação Integral para todas as escolas de Ensino Fundamental de Porto Alegre. Atualmente, as atividades são planejadas pelas escolas com a supervisão da Smed e variam entre jogos, projetos ambientais, atividades físicas, culturais e oficinas de tecnologia. Em 2013, mais de 17 mil alunos participaram do projeto, segundo dados do Sistema de Informações Educacionais da secretaria (SIE/Smed).