Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Itaú Social e UNICEF lançam a 12ª edição do Prêmio Itaú-Unicef

A Fundação Itaú Social e o UNICEF Brasil lançaram, nesta segunda-feira (27), a 12ª edição do Prêmio Itaú-Unicef, que tem como mote “Educação Integral: Parcerias em Construção”. O evento aconteceu no Teatro Renassaince, em São Paulo, com a participação de cerca de 400 pessoas.

Na abertura, a superintendente da Fundação Itaú Social, Angela Dannemann, ressaltou que o Prêmio tem como objetivo auxiliar ações com foco no desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes do País, na medida em que identifica, reconhece e estimula as boas parcerias entre organizações da sociedade civil (OSCs) e escolas públicas na realização de uma educação integral, com a ampliação de tempo, espaços e conteúdos. “Queremos dar luz às iniciativas da sociedade que, de mãos dadas, caminha para atingir maior capilaridade na oferta de oportunidade de aprendizagem para crianças e adolescentes”, afirma.

O representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl, destacou que as iniciativas reconhecidas pelo Prêmio Itaú-Unicef admitem que crianças aprendem em toda parte. “A educação integral, da forma como vemos, entende que escolas, organizações da sociedade civil, famílias e empresas trabalham juntas, em parceria, contribuindo para a realização dos direitos de crianças e adolescentes para obter um aprendizado muito mais significativo”. Para Anna Helena Altenfelder, superintendente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), entidade responsável pela coordenação técnica do programa, o Prêmio Itaú-Unicef permite realizar o enfrentamento de desigualdades sociais e a valorização da escola pública.

Durante o evento, o grupo Matéria Rima (Diadema – SP) e o Grupo Oca Escola Cultural (Carapicuíba – SP), ambos vencedores de edições anteriores do Prêmio Itaú-Unicef, fizeram apresentações de Hip Hop e Maracatu.  António Nóvoa, professor catedrático da Universidade de Lisboa e referência mundial em formação de professores, e Dulce Critelli, da PUC/SP, debateram sobre os “Desafios da Educação Integral no Mundo Contemporâneo”, com mediação da gerente de Desenvolvimento da Fundação Roberto Marinho, Mônica Pinto.

As inscrições para a 12ª edição do Prêmio Itaú-Unicef podem ser realizadas até o dia 17 de maio no site premioitauunicef.org.br, onde está publicado também o regulamento. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800-7017104.