Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Itaú Social e Folha de S.Paulo lançam podcast e newsletter para professores da educação básica

Projeto Folha na Sala trará, semanalmente, informações pertinentes para o trabalho dos educadores e para a reflexão sobre a profissão

A Folha de S.Paulo, em parceria com o Itaú Social, lança o projeto Folha na Sala, desenvolvido especificamente para professores da educação básica. A iniciativa contará com um podcast às terças e uma newsletter às quintas, que trarão informações pertinentes para o trabalho dos educadores e para a reflexão sobre a profissão.

A produção editorial contou com sugestões de milhares de professores, assinantes do jornal, que indicaram os primeiros temas a serem abordados. O projeto é realizado pelos jornalistas Ricardo Ampudia e Fábio Takahashi, editor da Folha, que cobre educação desde 2003 e é um dos fundadores da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca). As decisões editoriais do Folha na Sala cabem exclusivamente à Folha.

O coordenador de Comunicação do Itaú Social, Alan Correia, salienta o diálogo entre o projeto Folha na Sala e a formação de profissionais de educação, pilar de atuação da Fundação. “O projeto se propõe a ouvir os professores, a acompanhar a sua prática profissional e, também, a observar os acontecimentos cotidianos sob a perspectiva dos educadores. Esperamos que o acesso a esses conteúdos contribua para a formação continuada dos professores, para que eles reflitam sobre as suas práticas e, assim, se desenvolvam permanentemente.”

 

Podcast

Os episódios do podcast, gratuitos, serão lançados todas as terças-feiras, na versão digital da Folha e em aplicativos como Apple Podcasts, Google Podcasts, Spotify e Deezer. O programa trará exemplos de iniciativas bem-sucedidas nas escolas do país, preferencialmente as públicas, além de discuti-las com especialistas de diferentes áreas.

O primeiro episódio, lançado nesta terça-feira, dia 24 de setembro, debate violência e indisciplina na sala de aula. Traz experiências como a de uma escola pública em Heliópolis, na periferia de São Paulo, que a partir da implementação de medidas inspiradas na Escola da Ponte, de Portugal, aumentou a participação de alunos e professores na gestão, ampliou a integração com a comunidade e conseguiu reverter o quadro de violência.

Entenda como será a série nesta notícia da Folha.

 

Newsletter

A newsletter será distribuída às quintas-feiras, com edição de estreia programada para o dia 26 de setembro. Ela indicará as principais reportagens e artigos publicados pelo jornal que podem auxiliar os professores. Também terá conteúdo exclusivo, com uma análise do noticiário educacional e dicas para os docentes. O Instituto Palavra Aberta contribuirá com textos que vão abordar como os professores podem trabalhar com a educação midiática.

A newsletter é exclusiva para assinantes da Folha. Professores que ainda não têm a assinatura do jornal podem fazê-la gratuitamente por um ano, por meio de parceria com o Google.