A mediação de leitura e a narração são elementos importantes para o universo da literatura, especialmente para as crianças, pois possibilita que tenham uma maior interação com a história. Nesta data de 24 de abril, Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o Itaú Social destaca os livros com recursos de acessibilidade, dentre eles a Libras, oferecidos pelo Leia com uma criança.
Leia para uma Criança: 10 anos de histórias
No Brasil, existe uma dificuldade em acessar livros com recursos em libras. Justamente por conta deste cenário que o programa oferece gratuitamente 20 títulos infantis para responsáveis de crianças com deficiência e organizações que desenvolvam ações relacionadas à leitura. Para ter acesso, basta se cadastrar no site. Além da narração em libras, o programa disponibiliza livros com recursos de acessibilidade como locução, audiodescrição detalhada e audiodescrição poética.
“O acesso à leitura e à literatura de qualidade é um direito que deve ser garantido a todas as crianças. A literatura é um dos alicerces para a aquisição da linguagem, para o domínio da língua e para a construção de conhecimento”, frisa a coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, Dianne Melo.
A literatura em libras possibilita com que crianças surdas possam aprimorar seu conhecimento da língua portuguesa e a língua de sinais, além de contribuir com o seu desenvolvimento cognitivo e afetivo reforçando o laço entre o adulto com a criança.
O papel do mediador de libras não é apenas traduzir o texto para a linguagens de sinais, mas também de estimular a leitura e a interação da criança com a história. Para alcançar esse objetivo, o mediador precisa estar atento às necessidades dos leitores infantis e acolher diferentes interpretações da história, além de utilizar o espaço, a expressão corporal e facial para auxiliar no processo de mediação.
Estante digital
O Leia com uma criança ainda conta com a estante digital que disponibiliza, gratuitamente, 14 títulos que podem ser lidos por computador, tablet ou celular. Integram o acervo autores como Luis Fernando Verissimo, Adriana Falcão, Marcelo Rubens Paiva e os irmãos Grimm, bem como estudantes selecionados pelas últimas edições da Olimpíada de Língua Portuguesa.
Leia com uma criança
O programa incentiva, desde 2010, a leitura do adulto para e com a criança como uma oportunidade de fortalecimento dos vínculos e da participação ativa na educação desde a primeira infância. Em 2021, distribuiu títulos infantis de autoria negra e indígena para mais de 930 mil crianças.