Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Itaú Social destaca livros com recursos em libras no Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais

Itaú Social oferece livros com recursos em libras para tornar a literatura acessível para crianças com deficiência auditiva


A mediação de leitura e a narração são elementos importantes para o universo da literatura, especialmente para as crianças, pois possibilita que tenham uma maior interação com a história. Nesta data de 24 de abril, Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o Itaú Social destaca os livros com recursos de acessibilidade, dentre eles a Libras,   oferecidos pelo Leia com uma criança.

Leia para uma Criança: 10 anos de histórias

No Brasil, existe uma dificuldade em acessar livros com recursos em libras. Justamente por conta deste cenário que o programa oferece gratuitamente 20 títulos infantis para responsáveis de crianças com deficiência e organizações que desenvolvam ações relacionadas à leitura. Para ter acesso, basta se cadastrar no site. Além da narração em libras, o programa disponibiliza livros com recursos de acessibilidade como locução, audiodescrição detalhada e audiodescrição poética.

“O acesso à leitura e à literatura de qualidade é um direito que deve ser garantido a todas as crianças. A literatura é um dos alicerces para a aquisição da linguagem, para o domínio da língua e para a construção de conhecimento”, frisa a coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, Dianne Melo.

A literatura em libras possibilita com que crianças surdas possam aprimorar seu conhecimento da língua portuguesa e a língua de sinais, além de contribuir com o seu desenvolvimento cognitivo e afetivo reforçando o laço entre o adulto com a criança.

O papel do mediador de libras não é apenas traduzir o texto para a linguagens de sinais, mas também de estimular a leitura e a interação da criança com a história. Para alcançar esse objetivo, o mediador precisa estar atento às necessidades dos leitores infantis e acolher diferentes interpretações da história, além de utilizar o espaço, a expressão corporal e facial para auxiliar no processo de mediação.

Estante digital
O Leia com uma criança ainda conta com a estante digital que disponibiliza, gratuitamente, 14 títulos que podem ser lidos por computador, tablet ou celular. Integram o acervo autores como Luis Fernando Verissimo, Adriana Falcão, Marcelo Rubens Paiva e os irmãos Grimm, bem como estudantes selecionados pelas últimas edições da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Leia com uma criança
O programa incentiva, desde 2010, a leitura do adulto para e com a criança como uma oportunidade de fortalecimento dos vínculos e da participação ativa na educação desde a primeira infância. Em 2021,  distribuiu títulos infantis de autoria negra e indígena para  mais de 930 mil crianças.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.