Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Itaú Social contribui para conteúdo online do Conviva Educação sobre regime de colaboração

Área do site reúne informações e orientações sobre a importância da colaboração entre municípios para a melhoria na qualidade da educação no país

O Conviva Educação, com o apoio técnico do Itaú Social, disponibilizou uma nova página sobre regime de colaboração em sua plataforma online. O espaço reúne informações e orientações sobre a importância da cooperação entre os municípios para promover melhorias na qualidade da educação do país. O conteúdo está disponível para as secretarias municipais cadastradas no site do Conviva, e também numa versão para visitantes (Acesso Visitante > Visitar > Conteúdos > Regime de Colaboração).

O Itaú Social estimula o regime de colaboração entre municípios no programa Melhoria da Educação. Por conta disso, acompanhou a criação da página do Conviva desde o início, por meio de uma oficina de especialistas atuantes em consórcios intermunicipais e instituições parceiras. A partir da oficina, foram mapeados e validados os principais pontos do regime.

“A educação não tem um sistema de gestão nacional que atenda aos municípios, como na área da saúde. O regime de colaboração entre estados e municípios, previsto na Constituição Federal, é importante para que os dirigentes e equipes técnicas encontrem apoio e se organizem para enfrentar os desafios cotidianos”, destaca Sonia Dias, coordenadora de Implementação do Itaú Social.

Para Anita Stefani, gestora da plataforma Conviva Educação, “os desafios das secretarias municipais de educação são muitos: há restrições financeiras e limites técnicos, com equipes reduzidas para atender tantas demandas administrativas e pedagógicas. Juntos, os municípios conseguem fazer compras conjuntas a preços mais baixos ou contratar equipes para prestação de serviços, como formação de professores ou serviços de transporte escolar, por exemplo”.

O Conviva Educação é uma iniciativa da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) em parceria com o Itaú Social e outros doze institutos e fundações. Também conta com o apoio do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e da UNCME (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação).