Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Itaú Social apresenta relatório da Escuta dos Adolescentes em conferência nos EUA

Iniciativa foi destaque na 52ª Conferência Internacional sobre os Anos Finais do Ensino Fundamental, realizada em Indianápolis


Entre os dias 5 e 8 de novembro, ocorreu em Indianápolis, nos Estados Unidos, a 52ª Conferência Anual sobre os Anos Finais do Ensino Fundamental (52nd Annual Conference for Middle Level Education em inglês). O evento contou com a participação da gerente de Desenvolvimento e Soluções do Itaú Social, Sonia Dias, que apresentou os resultados do  Relatório Nacional da Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas.

ℹ️ Alunos dos Anos Finais do Fundamental valorizam o bem-estar e saúde mental

A presença do Itaú Social teve como objetivo compartilhar a experiência da escuta de mais de 2,3 milhões de estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano), conduzida em parceria com o Ministério da Educação (MEC). A iniciativa permitiu compreender a visão dos adolescentes sobre aprendizagem, clima escolar e participação nas decisões da escola, fortalecendo a importância de políticas públicas baseadas em evidências e na voz dos jovens.

O levantamento revela que 48% dos alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e 38% dos de 8º e 9º anos consideram que as disciplinas tradicionais contribuem para o seu desenvolvimento pessoal. Outros aspectos relevantes são a prática esportiva e o incentivo ao bem-estar: quatro em cada dez adolescentes, independentemente da idade, acreditam que esses fatores têm um papel central em seu desenvolvimento.

ℹ️ 64% dos gestores destacam que a escuta do aluno é um desafio para a rede de educação

Entre as propostas dos estudantes para a “escola do futuro”, destacam-se o desejo por  mais aulas práticas e atividades esportivas — apontadas por cerca de 40% dos adolescentes, independentemente da idade. As atividades que envolvem tecnologia e mídias digitais também se sobressaem, sendo mencionadas por 38% dos alunos mais novos e 36% dos mais velhos.

Além do relatório, a escuta originou dois guias de apoio, para gestores e para professores, que incentivam a criação de planos de ação participativos, com base nas contribuições dos próprios alunos. O objetivo é tornar o processo de aprendizagem mais significativo, colaborativo e centrado no estudante.

Sobre a Conferência
A 52ª edição da Conferência Anual sobre os Anos Finais do Ensino Fundamental abordou  três temas centrais: “Inteligência Artificial no Ensino Fundamental”, “Exploração de Carreiras” e “Crianças Saudáveis ​​e Felizes”. O evento contou com palestras, exposição e momentos de debate entre os participantes.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.