Entre os dias 5 e 8 de novembro, ocorreu em Indianápolis, nos Estados Unidos, a 52ª Conferência Anual sobre os Anos Finais do Ensino Fundamental (52nd Annual Conference for Middle Level Education em inglês). O evento contou com a participação da gerente de Desenvolvimento e Soluções do Itaú Social, Sonia Dias, que apresentou os resultados do Relatório Nacional da Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas.
ℹ️ Alunos dos Anos Finais do Fundamental valorizam o bem-estar e saúde mental
A presença do Itaú Social teve como objetivo compartilhar a experiência da escuta de mais de 2,3 milhões de estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano), conduzida em parceria com o Ministério da Educação (MEC). A iniciativa permitiu compreender a visão dos adolescentes sobre aprendizagem, clima escolar e participação nas decisões da escola, fortalecendo a importância de políticas públicas baseadas em evidências e na voz dos jovens.
O levantamento revela que 48% dos alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e 38% dos de 8º e 9º anos consideram que as disciplinas tradicionais contribuem para o seu desenvolvimento pessoal. Outros aspectos relevantes são a prática esportiva e o incentivo ao bem-estar: quatro em cada dez adolescentes, independentemente da idade, acreditam que esses fatores têm um papel central em seu desenvolvimento.
ℹ️ 64% dos gestores destacam que a escuta do aluno é um desafio para a rede de educação
Entre as propostas dos estudantes para a “escola do futuro”, destacam-se o desejo por mais aulas práticas e atividades esportivas — apontadas por cerca de 40% dos adolescentes, independentemente da idade. As atividades que envolvem tecnologia e mídias digitais também se sobressaem, sendo mencionadas por 38% dos alunos mais novos e 36% dos mais velhos.
Além do relatório, a escuta originou dois guias de apoio, para gestores e para professores, que incentivam a criação de planos de ação participativos, com base nas contribuições dos próprios alunos. O objetivo é tornar o processo de aprendizagem mais significativo, colaborativo e centrado no estudante.
Sobre a Conferência
A 52ª edição da Conferência Anual sobre os Anos Finais do Ensino Fundamental abordou três temas centrais: “Inteligência Artificial no Ensino Fundamental”, “Exploração de Carreiras” e “Crianças Saudáveis e Felizes”. O evento contou com palestras, exposição e momentos de debate entre os participantes.