Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Itaú Social apoia o Programa de Inovação Educação Conectada, do BNDES

A iniciativa é voltada à implementação e uso de tecnologias digitais na educação pública; Itaú Social atuará na formação de professores e na avaliação e monitoramento do programa

 

Idealizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) junto ao Ministério da Educação, o Programa de Inovação Educação Conectada apoia projetos de incorporação de tecnologias digitais nas redes públicas de educação básica. O objetivo é fomentar o uso da tecnologia como ferramenta para o cotidiano pedagógico e a gestão escolar, testando modelos e criando casos de aprendizado nas diferentes realidades brasileiras.

Por meio de edital público, foram selecionados projetos que contemplem ações e/ou investimentos integrados em quatro dimensões estruturantes: visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura, para aplicação em escolas de ensino fundamental e médio, conforme mostra o esquema abaixo:

Crédito: Comunicação BNDES

 

O programa destinará aos projetos cerca de R$ 21,9 milhões, provenientes do Fundo Social do BNDES, que é constituído com uma parcela dos lucros anuais do Banco. O prazo para implantação é de 18 a 24 meses. No fim de 2018, foi anunciada a seleção de propostas de seis estados, beneficiando cerca de 203 mil alunos e 13,5 mil professores presentes em 435 escolas municipais e estaduais:

Crédito: Comunicação BNDES

 

A iniciativa busca obter melhorias na qualidade do ensino, na equidade, na gestão de redes e de escolas, experimentando modelos mais efetivos de:

  • aquisição e manutenção de bens e serviços;
  • tecnologia para fins pedagógicos; e
  • articulação institucional.

Para a execução do programa, o BNDES conta com o suporte técnico do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). O Banco também participará da avaliação e monitoramento, além de gerir o apoio de entidades privadas e de organizações da sociedade civil no programa.

 

Participação do Itaú Social

O Itaú Social é uma das organizações da sociedade civil que colaboram com o Educação Conectada. A instituição atuará em duas frentes: na formação de professores participantes do programa, e no desenvolvimento de um observatório de avaliação e monitoramento. Para isso, atuará em conjunto com a Fundação Lemann e com a Fundação Getúlio Vargas.