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Polo de desenvolvimento educacional

Itaú Criança lança campanha nacional de incentivo à leitura

Levantamento de estudos científicos, organizado pela Fundação Itaú Social, identificou que a mediação de leitura na primeira infância favorece o desenvolvimento das linguagens oral e escrita, contribui para o bom desempenho escolar e impacta positivamente no nível socioeconômico do indivíduo na vida adulta. Por acreditar no poder transformador da educação e que ela é responsabilidade de todos, o Itaú lançou, em 1º de outubro, a terceira edição da campanha “Leia para uma Criança”.

A iniciativa compõe o programa Itaú Criança, da Fundação Itaú Social, e visa sensibilizar os adultos para a leitura na primeira infância. Para apoiar esse gesto, estão sendo ofertados gratuitamente 2,2 milhões de Coleções Itaú de Livros Infantis, totalizando 4,4 milhões de exemplares. Organizações não governamentais e escolas da rede pública têm 200 mil coleções reservadas para atender às crianças dessas instituições. Desde 2010, até o final deste ano, terão sido entregues pelo programa mais de 40 milhões de livros.

Voltadas para crianças pequenas, as coleções são compostas por dois títulos recomendados por especialistas em literatura infantil: Gato prá Cá, Rato para Lá, de Graça Lima (Editora Rovelle) e Papai!, de Philippe Coretin (Editora Cosac Naify). Além dos livros, os solicitantes receberão um material que traz mais esclarecimentos sobre os benefícios da leitura e os impactos desse hábito ao longo da vida da criança.

Assim como na última edição, a coleção também ganhou versão em fonte ampliada e braile para contemplar pessoas com deficiência visual. O material foi produzido pela Fundação Dorina Nowill para Cegos. Serão disponibilizadas duas mil coleções neste formato.

Os interessados em participar do programa e ler para crianças podem solicitar a sua coleção por meio do site www.itau.com.br/crianca. Após a realização do cadastro, o material será enviado gratuitamente pelos Correios. No portal, o internauta também encontra dicas para realizar ações de leitura, indicações de livros, vídeos, além de poder fazer o download gratuito de um aplicativo para o celular que amplia a interação com os exemplares da coleção.

Para chegar às diversas regiões do Brasil, a campanha conta com amplo apoio dos colaboradores Itaú nas quatro mil agências do banco. Os funcionários participam dessa mobilização oferecendo nos caixas cédulas de “Um Conto”, nas quais foram estampadas quatro fábulas clássicas da literatura infantil. As notas também serão distribuídas nas bilheterias do Espaço Itaú de Cinema, presentes em Brasília (DF), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

De modo a ampliar a mobilização pela causa da leitura, os colaboradores Itaú desenvolvem ações voluntárias de leitura em organizações sociais, escolas, creches, hospitais e fazem a doação de uma Biblioteca Itaú Criança para a organização que recebe a ação. Este ano, serão oferecidos 12 mil acervos, compostos por títulos criteriosamente selecionados e voltados para os públicos infantil, juvenil e adulto. De 2011 a 2014, terão sido entregues pelo programa 28 mil Bibliotecas Itaú Criança. Colaboradores voluntários também contam com formação em mediação de leitura e, até o final deste ano, serão realizadas 31 formações em todo o país.

Segundo o vice-presidente da Fundação Itaú Social, Antonio Jacinto Matias, a campanha é uma oportunidade de provocar a sociedade para realizar algo concreto em prol desta causa. “Temos clareza da importância da leitura na vida das crianças e jovens, mas precisamos partir para a ação. É por meio de um trabalho em conjunto entre governos, ONGs e empresas que poderemos contribuir para uma educação de qualidade, e incentivar a convivência familiar e comunitária, direitos fundamentais de todas as crianças e adolescentes”.