Ir para o conteúdo Ir para o menu
Logo Itaú Social
Polo de desenvolvimento educacional

Instituto Pró-Livro discute garantia do direito à literatura na Bienal do Livro

Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social, participou do painel “Desafios para garantir o direito à leitura”

No dia 6 de agosto, o Instituto Pró-Livro realizou o painel “Desafios para garantir o direito à leitura” na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Para contribuir com a abertura da mesa de debates, o painel contou com a participação de representantes das organizações apoiadoras do Indicador de Alfabetismo Funcional – Inaf 2018: Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social, Patrícia Lacerda, do Instituto C&A, e Rosalina Soares, da Fundação Roberto Marinho.

No decorrer da mesa de debates, Ana Lucia Lima, coordenadora do Inaf, apresentou dados da edição deste ano. Também foram destacados a necessidade da diferenciação entre conceitos de alfabetização e alfabetismo, o papel da leitura e literatura e o cenário que o Brasil enfrenta em relação ao leitor.

O Inaf é uma pesquisa idealizada em parceria entre o Instituto Paulo Montenegro e a Ação Educativa, com apoio do Ibope Inteligência. O objetivo é mensurar o nível de alfabetismo funcional da população brasileira entre 15 e 64 anos, avaliando suas habilidades e práticas de leitura, de escrita e de matemática aplicadas ao cotidiano.

Clique aqui para obter mais informações sobre o debate e a pesquisa.