Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Inscrições abertas para Seminário Internacional de Educação Integral

A Fundação Itaú Social realiza, no dia 14 de novembro, o Seminário Internacional de Educação integral em São Paulo. O evento, que será gratuito e aberto ao público, tem como objetivo debater a relevância da educação integral para a aprendizagem dos alunos, apresentando um panorama sobre esse modelo de ensino, além dos desafios em torno da articulação entre organizações não governamentais e escolas públicas para promoção do de desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. As inscrições podem ser feitas pela internet ou pelo telefone.

Durante a manhã, a primeira mesa do seminário apresentará um panorama e tendências de políticas de educação integral. Participam a analista de Políticas Educacionais da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) Diana Toledo Figueroa, a mestre em Política Urbana e Gestão em Educação pela Universidade da Pensilvânia Jessica Donner e a mestranda em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e gerente de Desenvolvimento e Conteúdo do Instituto Unibanco Lúcia Couto. A mediação dos debates desta mesa será realizada pela superintendente da Fundação Itaú Social, Isabel Santana, e pela superintendente do Cenpec, Anna Helena Altenfelder.

Na parte da tarde serão realizadas simultaneamente três mesas temáticas. No momento da inscrição o participante deverá indicar qual pretende assistir. Em uma das mesas será realizado um debate sobre parceria entre ONG e Escola, suas potencialidades, limites e possibilidades de ação conjunta para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. As apresentações serão realizadas pela professora de pós-graduação da Universidade de Integração da Amazônia (Uniam) Isa Guará e pela Secretária de Educação Continuada, Alfabetização Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, Macaé Evaristo. Em outra mesa o foco será o aprofundamento de reflexões sobre como as “Propostas pedagógicas” na educação integral podem ampliar as oportunidades de aprendizagem e promover o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes em todas as suas dimensões. O debate será conduzido pela doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Maria das Mercês Ferreira Sampaio. A terceira mesa que comporá a programação do Seminário terá como tema “As Novas Formas de Produção Juvenil na Perspectiva da Educação Integral”. Participam o especialista em engajamento comunitário juvenil Adam Fletcher e o coordenador da Agência de Redes para Juventude Marcus Faustini.

Clique aqui para se inscrever ou ligue para 0800 887 1558

Serviço:

Seminário Internacional de Educação Integral

Data: 14/11; sexta-feira

Horário: das 9 às 17 horas

Local: Fecomercio SP – Rua Plínio Barreto 285 – Bela Vista – São Paulo (SP)

Gratuito

Mais informações no site www.educacaoeparticipacao.org.br/seminario-educacao-integral/

Programação:

Manhã:

8h30 – Recepção, credenciamento e café de boas vindas

9h – Abertura

9h20 – Mesa: Panorama e Tendências da Educação Integral

Palestrantes:

• Diana Toledo Figueroa – Analista de Políticas Educacionais da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

• Jessica Donner – Diretora Executiva da Every Hour Counts.

• Lúcia Couto – mestranda pela PUC/SP na linha de pesquisa Educação e Currículo e ex-secretária de Educação das Prefeituras de Diadema e Embu das Artes/SP e membro da diretoria da UNDIME/SP.

Debatedores (30’)

• Anna Helena Altenfelder – superintendente do Cenpec

• Isabel Santana – superintendente da Fundação Itaú Social.

11h05 – Debate com o público

12h05 – Almoço

Tarde:

13h30

Mesa 1 – Articulação entre ONG e Escola Pública pelo Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes

Especialistas:

• Isa Guará – professora de pós-graduação da Universidade de Integração da Amazônia (Uniam) e assessora de coordenação do Cenpec.

• Macaé Evaristo – Secretária de Educação Continuada, Alfabetização Diversidade e Inclusão (Secadi).

Mesa 2 – Proposta Pedagógica

Especialista:

Maria das Mercês Ferreira Sampaio – ex-professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, tem experiência nos temas de currículo, educação escolar, ensino fundamental, política educacional e formação docente.

Mesa 3 – As Novas Formas de Produção Juvenil na Perspectiva da Educação Integral

Especialistas:

• Adam Fletcher – Consultor para organizações que trabalham com juventude desde 1997. Fundador do Projeto Freechild, especialista em engajamento comunitário juvenil.

• Marcus Faustini – Fundou o Projeto Reperiferia e a Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçú (RJ) e coordena atualmente a Agência de Redes para Juventude e o Festival Hometheatre.

17h – Encerramento