Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Inscrições abertas para o Seminário Internacional de Avaliação Econômica

A Fundação Itaú Social realiza, no próximo dia 2 de setembro, em São Paulo, o 11º Seminário Itaú Internacional de Avaliação Econômica de Projetos Sociais, cujo tema é Competências socioemocionais para o século XXI. O evento apresentará estudos sobre habilidades não cognitivas na educação. A participação é gratuita e as vagas são limitadas. Inscrições pelo site https://emailmarketing.locaweb.com.br/accounts/18680/messages/4/clicks/%5bid%5d/1 ou pelo telefone 0800 887 1558.

Serviço:

Seminário Internacional Itaú de Avaliação Econômica de Projetos Sociais

Data: 02 de setembro de 2014

Horário: 8h30 às 17h

Local: Espaço APAS | Rua Pio XI, 1200 – Lapa | São Paulo

Programação

9h – Abertura

9h15 – Competências socioemocionais para o século XXI

Palestrantes:

John Lawrence Aber – Professor na Universidade de Nova Iorque (NYU), especialista na área de psicologia e políticas públicas e também presidente do conselho do Institute of Human Development and Social Change (Instituto de Desenvolvimento Humano e Transformação Social) pela mesma universidade.

Filip De Fruyt  – Professor da Universidade de Gent (Bélgica), Filip De Fruyt, membro do Departamento de Desenvolvimento, Personalidade e Psicologia Social, sua experiência está no domínio da investigação da avaliação de personalidade

Mediação:

Daniel Santos – Professor da Universidade de São Paulo (USP), especialista na área de economia da educação e no desenvolvimento infantil e mercado de trabalho, atua principalmente com temas como pobreza, capital humano e bem estar social.

10h45 – Avaliações de impacto das habilidades e competências socioemocionais

Palestrantes:

Oliver P. John – Professor e psicólogo na Universidade da Califórnia, Berkeley, autor do teste de personalidade The Big Five.

Miriam Gensowski – Professora da Universidade de Copenhagen, pesquisadora afiliada do Institute for the Study of Labor (IZA), estuda as origens e consequências da desigualdade humana e sua linha de pesquisa segue o cruzamento da economia do trabalho e da educação, baseando-se em técnicas que medem a personalidade. Ela apresentará um estudo inédito, concluído neste ano, sobre Traços de Personalidade e Resultados.

Daniel Santos – Professor da Universidade de São Paulo (USP).

Mediação:

Naercio Menezes Filho – Insper e Universidade de São Paulo (USP), coordenador do Centro de Políticas Públicas (CPP) do Insper, tem Ph.D. em Economia pela University of London, com mestrado e graduação, também em Economia, pela USP. Desenvolve pesquisa na área de Economia, com ênfase em Capital Humano e Organização Industrial, principalmente nos seguintes temas: educação, mercado de trabalho, distribuição de renda, produtividade, tecnologia e desemprego.

12h45 – Almoço

14h – Teste: Mensuração de habilidades socioemocionais dos participantes

15h – Avaliações de impacto das habilidades e competências socioemocionais

Convidados:

Maria Alice Setubal (CENPEC e Fundação Tide Setubal)

Tatiana Filgueiras (Instituto Ayrton Senna)

Ricardo Primi (Universidade São Francisco)

Ricardo Paes de Barros (Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República – SAE/PR)

Mediação:

Isabel Santana (Fundação Itaú Social)

17h – Encerramento