A Fundação Itaú Social realiza, no próximo dia 2 de setembro, em São Paulo, o 11º Seminário Itaú Internacional de Avaliação Econômica de Projetos Sociais, cujo tema é Competências socioemocionais para o século XXI. O evento apresentará estudos sobre habilidades não cognitivas na educação. A participação é gratuita e as vagas são limitadas. Inscrições pelo site https://emailmarketing.locaweb.com.br/accounts/18680/messages/4/clicks/%5bid%5d/1 ou pelo telefone 0800 887 1558.
Serviço:
Seminário Internacional Itaú de Avaliação Econômica de Projetos Sociais
Data: 02 de setembro de 2014
Horário: 8h30 às 17h
Local: Espaço APAS | Rua Pio XI, 1200 – Lapa | São Paulo
Programação
9h – Abertura
9h15 – Competências socioemocionais para o século XXI
Palestrantes:
John Lawrence Aber – Professor na Universidade de Nova Iorque (NYU), especialista na área de psicologia e políticas públicas e também presidente do conselho do Institute of Human Development and Social Change (Instituto de Desenvolvimento Humano e Transformação Social) pela mesma universidade.
Filip De Fruyt – Professor da Universidade de Gent (Bélgica), Filip De Fruyt, membro do Departamento de Desenvolvimento, Personalidade e Psicologia Social, sua experiência está no domínio da investigação da avaliação de personalidade
Mediação:
Daniel Santos – Professor da Universidade de São Paulo (USP), especialista na área de economia da educação e no desenvolvimento infantil e mercado de trabalho, atua principalmente com temas como pobreza, capital humano e bem estar social.
10h45 – Avaliações de impacto das habilidades e competências socioemocionais
Palestrantes:
Oliver P. John – Professor e psicólogo na Universidade da Califórnia, Berkeley, autor do teste de personalidade The Big Five.
Miriam Gensowski – Professora da Universidade de Copenhagen, pesquisadora afiliada do Institute for the Study of Labor (IZA), estuda as origens e consequências da desigualdade humana e sua linha de pesquisa segue o cruzamento da economia do trabalho e da educação, baseando-se em técnicas que medem a personalidade. Ela apresentará um estudo inédito, concluído neste ano, sobre Traços de Personalidade e Resultados.
Daniel Santos – Professor da Universidade de São Paulo (USP).
Mediação:
Naercio Menezes Filho – Insper e Universidade de São Paulo (USP), coordenador do Centro de Políticas Públicas (CPP) do Insper, tem Ph.D. em Economia pela University of London, com mestrado e graduação, também em Economia, pela USP. Desenvolve pesquisa na área de Economia, com ênfase em Capital Humano e Organização Industrial, principalmente nos seguintes temas: educação, mercado de trabalho, distribuição de renda, produtividade, tecnologia e desemprego.
12h45 – Almoço
14h – Teste: Mensuração de habilidades socioemocionais dos participantes
15h – Avaliações de impacto das habilidades e competências socioemocionais
Convidados:
Maria Alice Setubal (CENPEC e Fundação Tide Setubal)
Tatiana Filgueiras (Instituto Ayrton Senna)
Ricardo Primi (Universidade São Francisco)
Ricardo Paes de Barros (Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República – SAE/PR)
Mediação:
Isabel Santana (Fundação Itaú Social)
17h – Encerramento