Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Inscrições abertas para “Experiências em Rede: Práticas educativas e colaborativas entre as OSCs na pandemia”

Iniciativa oferece processo formativo para fortalecer atuação em rede de OSCs de um mesmo território, visando o aprimoramento dos processos educacionais para crianças e adolescentes


No contexto pandêmico atual, a colaboração de OSCs (organizações da sociedade civil) de uma mesma região, com um propósito comum, é fundamental para alcançar melhores resultados educacionais frente a desafios tão complexos. Sabemos que no momento o contato presencial é quase nulo, contudo, acreditamos que ferramentas tecnológicas podem contribuir para impulsionar os encontros e atuação conjunta entre OSCS.  

Pensando neste contexto, o Itaú Social lança o projeto “Experiências em Rede: Práticas educativas e colaborativas entre as OSCs na pandemia”. O objetivo é estimular a colaboração entre as OSCs, contribuindo para o aprimoramento dos processos educacionais para crianças e adolescentes.

Foram selecionados 63 municípios prioritários para participar do programa, a partir de critérios que levam em consideração a qualidade da educação, número de organizações da sociedade civil por município e o contexto social de vivência. OSCs que trabalham com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes nesses territórios serão convidadas a realizar o percurso formativo.

Serão realizados encontros nacionais e regionais com os objetivos de estimular a reflexão e ação coletiva para enfrentar o agravamento da evasão e abandono escolar e possibilitar o desenvolvimento de ações que promovam o aprendizado das crianças e adolescentes nesse contexto de pandemia (presencial e virtualmente).

As OSCS dos municípios participantes terão a oportunidade de criar uma proposta de atuação coletiva e contarão com um apoio financeiro para apoiar a implementação da proposta. O percurso se inicia no próximo dia 30 de março e vai até dezembro.

O cronograma inclui:

  • Março (dia 30): Encontro Nacional – Cenário da educação no contexto de pandemia e o papel das organizações da sociedade civil;
  • Maio: 1° Encontro Regional;
  • Junho: 2° Encontro Regional;
  • Setembro: 3° Encontro Regional;
  • Dezembro: Encontro Nacional Final.