Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Inscrições abertas: Curso incentiva a produção textual por meio de expressões artísticas

Conteúdo explora também as novas tecnologias e a inteligência artificial como parte do processo da escrita


Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “O processo de escrita: nos passos do miniconto”, realizado pelo programa Escrevendo o Futuro. A formação incentiva a produção textual, por meio de minicontos, da leitura e da encenação das obras. O objetivo é destacar a escrita como uma importante forma de expressão e de aprendizagem dos estudantes.

O gênero “minicontos” foi escolhido por trabalhar a subjetividade do aluno, como conta a professora Margarete Schlatter, uma das autoras do curso. “Esse formato permite que o docente participe a partir da leitura e da produção de textos curtos. Escrever um miniconto é rápido e divertido, pode-se dizer muito em poucas palavras”.

Após a escrita dos minicontos, o curso propõe que os textos sejam produzidos e apresentados por meio de expressões artísticas, como dança e teatro, a fim de dar significado à escrita. “É muito importante que o texto seja lido e comentado, saia da gaveta, pois é isso que dá sentido à produção. É só assim que conseguimos ter a percepção de como nossa escrita chega a diferentes leitores”, diz a professora Luciana Soares, outra autora do curso.

ℹ️ Conheça o projeto “Desengaveta meu texto”

O conteúdo aborda também as novas tecnologias e a inteligência artificial, capazes de gerar textos de acordo com as instruções do usuário. O curso examina ainda os elementos que constituem a autoria de um texto, os quais devem ser considerados na avaliação da escrita.

A formação possui carga horária de 30 horas, oferece certificado e pode ser realizada sem a presença de um mediador ou do professor. Também dispõe de um espaço para trocas de experiência, conteúdos e reflexões com outros colegas.

Os interessados têm até o dia 4 de dezembro para se inscrever no site do Escrevendo o Futuro. O programa é promovido pelo Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

A plataforma oferece outros cursos gratuitos: “A escrita como prática social: na trilha do relato pessoal”, “Leitura vai, leitura vem: práticas em sala de aula” e “Nas tramas do texto”. O primeiro tem 30 horas de duração, enquanto os dois últimos são desenvolvidos em 60 horas. Todos são certificados e sugerem dicas de avaliação, planejamento e abordagem da disciplina de língua portuguesa em sala de aula.

A escrita como prática social: na trilha do relato pessoal
Inscrições
: até o dia 4 de dezembro
Modalidade: virtual
Carga horária: 30 horas
Link: Escrevendo o Futuro
Autoformativo
Gratuito

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.