Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

INFORME COVID-19 – Ações de apoio a famílias, profissionais da educação e OSCs

Diante dos desafios impostos pelo Coronavírus, o Itaú Social tem desenvolvido novas iniciativas, revisto ações que já estavam em curso e fortalecido o diálogo com parceiros, a fim de direcioná-las para o combate à pandemia.

Apoio a profissionais da educação e famílias

  • O Polo, ambiente virtual de formação do Itaú Social, organizou ferramentas e dicas de atividades educativas que podem auxiliar professores, gestores educacionais e organizações sociais neste período.
  • O Itaú Social apoiou o desenvolvimento da plataforma Aprendendo Sempre, que oferece curadoria de conteúdos e soluções gratuitas para promover experiências de ensino e aprendizagem fora das escolas.
  • O programa Leia para uma Criança organizou uma série de vídeos em que a escritora Kiara Terra apoia as famílias no ato de ler para as crianças. A escritora preparou dicas e fez contações de história especiais com os livros físicos e digitais já distribuídos pela campanha.
  • O diálogo com as associações de secretários de educação (CONSED e UNDIME) segue em curso, com a participação de vários parceiros. Um dos desdobramentos dessa articulação é a criação de um grupo de trabalho voltado à Educação Infantil. O grupo está desenvolvendo materiais de apoio para famílias, educadores e secretarias de educação.

Apoio a organizações da sociedade civil

  • A edição 2020 do Edital Fundos da Infância e da Adolescência, com inscrições abertas até 19/06, prevê que os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs) inscrevam propostas que contribuam para a garantia de direitos perante o cenário atual. A partir de um olhar para as principais necessidades locais, é viabilizado o acesso à alimentação e itens de higiene, entre outras ações de apoio emergencial. Existe, também, a possibilidade de aquisição de equipamentos e materiais para hospitais e redes públicas de saúde.
  • Foi flexibilizado o uso dos recursos repassados para os 116 CMDCAs por meio do mesmo edital, em sua edição de 2019. Os Conselhos poderão rever suas ações considerando os novos desafios impostos pelo contexto do coronavírus.
  • O programa Comunidade, Presente! abrirá inscrições para uma edição emergencial na próxima semana. O edital apoiará organizações da sociedade civil que atuam junto às famílias e comunidades em situação de maior risco social durante a pandemia.
  • O Itaú Unibanco, por meio da Fundação Itaú para Educação e Cultura (organização da qual o Itaú Social faz parte) e do Instituto Unibanco, anunciou a doação de R$ 150 milhões para infraestrutura hospitalar, compra de equipamentos e materiais para a saúde, cestas de alimentação e kits de higiene pessoal e doméstica, de forma a apoiar as comunidades vulneráveis e ajudar na contenção e tratamento dos infectados pelo coronavírus. O destino do investimento está sendo avaliado frente às necessidades mais urgentes e à disponibilidade de produção e entrega, com envolvimento de produtores e comércio local para manter as economias locais ativas.
    Ao reforçar sua disponibilidade para articular, agregar e potencializar ações em prol da educação e da garantia de direitos, o Itaú Social destaca a importância da colaboração em um momento de crise, no qual, mesmo diante de desafios complexos, a atuação em rede se torna a principal chave para a superação.