Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Histórias de superação de estudantes são retratadas na série “Trajetórias Escolares”

Com apoio do Itaú Social, produção estreia no canal Futura e mostra importância de instituições públicas e de organizações sociedade civil para evitar o abandono escolar


Todas segundas-feiras, às 23 horas, o Canal Futura vai transmitir a série de documentários “Trajetórias Escolares”, que retrata histórias inspiradoras de estudantes no enfrentamento à distorção de idade-série e abandono escolar. 

Com apoio do Itaú Social, a produção mostra como as parcerias entre instituições públicas e sociedade civil são importantes para motivar o estudante a continuar com os estudos, apesar dos diversos problemas enfrentados, como gravidez na adolescência, questões financeiras, falta de conexão com a escola, dificuldades de aprendizagem e problemas familiares.

O programa é baseado em pesquisas e histórias mapeadas pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), parceiro do documentário. Todos os episódios são narrados pela atriz e embaixadora da instituição no Brasil Thaynara OG. A produção da série ficou por conta do “Geração Futura Juventudes”, uma iniciativa de formação e produção audiovisual para jovens realizada pelo Canal Futura e Fundação Roberto Marinho. A iniciativa também tem o apoio do Instituto Claro.

Ao todo são 13 episódios que serão exibidos até janeiro de 2022. As reprises ocorrem às terças (15h30), quartas (19h45) e sábados (6h15), além de ficar disponível nas plataformas dos Canais Globo e na Globoplay.

Confira a programação e a sinopse dos episódios:

Ep. 1 – Endryo Matheus – exibido em 8 de novembro
Endryo conheceu tudo muito cedo: o trabalho, a reprovação escolar e a perda da mãe. Suas conquistas começam quando ele ingressa na educação de tempo integral e consegue o primeiro diploma da família. 

Ep. 2 – Wagner Joaquim – exibido em 15 de novembro
Por meio de um programa da rede municipal de ensino e de atividades da Plataforma Centros Urbanos, o jovem Wagner encontrou inspiração para continuar os estudos e planejar seu futuro como professor.

Ep. 3 – Lucas Pradié – no ar em 22 de novembro
Lucas teve uma infância difícil após a morte de sua mãe e uma relação conturbada com a madrasta. Com apoio do projeto Trajetórias Criativas, se destacou na escola e ingressou na faculdade de Educação Física. 

Ep. 4 – Lorenzo Verstandig – no ar em 29 de novembro
Lorenzo enfrentou problemas familiares e sociais que dificultaram sua dedicação aos estudos. Hoje, ele tenta conciliar o preconceito que enfrenta por ser um homem trans e a paternidade solo. 

Ep. 5 – Camila Maria – no ar em 6 de dezembro
A jovem Camila teve reprovações e ingressou no Programa Sergipe na Idade Certa. Durante a gravidez, o apoio familiar e da escola foram fundamentais para que ela não desistisse dos seus sonhos.

Ep. 6 – José Luís – no ar em 13 de dezembro
José Luís é um jovem com um conturbado contexto familiar em seu passado, o que o levou a morar na rua. Graças ao Projeto AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem), vislumbra o sonho de estudar biomedicina. 

Ep. 7 – Kahapramre Tarracanã – no ar em 20 de dezembro
No interior de Marabá (PA), na aldeia Koyakati, vive Kahapramre, jovem que passou por diversas escolas e professores, enfrentando dificuldades e atrasos na sua alfabetização.

Ep. 8 – Josivaldo Silva – no ar em 27 de dezembro
Josivaldo tem deficiência auditiva. Para se comunicar com o mundo, criou com sua irmã uma linguagem própria. E é no Centro de Ensino Maria José Aragão, que ele se sente incluído na sociedade.  

Ep. 9 – Escola Municipal Nova Canaã – no ar em 3 de janeiro de 2022
Liderada pela Diretora Wera Lúcia, a Escola Municipal Nova Canaã atende estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e é referência no acolhimento de crianças migrantes da Venezuela, obtendo bom desempenho escolar.

Ep. 10 – Telma Miranda – no ar em 10 de janeiro de 2022
Professora da rede pública, Telma marcou a trajetória dos estudantes e dos colegas. Na Escola Estadual Júlio Brunelli, em Porto Alegre (RS), fez parte do grupo que iniciou o programa Trajetórias Criativas.

Ep. 11 – Programa Sergipe na Idade Certa – no ar em 17 de janeiro de 2022
Sergipe é o estado com as maiores taxas de distorção idade-série. Com o objetivo de enfrentar a situação, a rede estadual de educação, com o apoio do UNICEF, mobilizou-se para a elaboração do programa Sergipe na Idade Certa. 

Ep. 12 – Alcilene Cantanhede – no ar em 24 de janeiro de 2022
Alcilene precisou se reinventar para conciliar a vida escolar com a maternidade. Sua trajetória é vivenciada na Escola Municipal Rui Barbosa, que tem um trabalho de valorização das raízes quilombolas da comunidade. 

Ep. 13 – MC Favelinha – no ar em 31 de janeiro de 2022
Egresso de uma unidade de internação do sistema socioeducativo, Mc Favelinha desenvolveu interesse pela educação e pela arte após participar de formações do Inesc. Mc Favelinha sonha com um futuro próspero.