Ir para o conteúdo Ir para o menu
Polo de desenvolvimento educacional

Guia de microcrédito

Nessa segunda (15), o Banco Itaú, por meio da Fundação Itaú Social, lançou o Guia para Criação de Instituições de Microcrédito. Trata-se de uma cartilha digital que tem como objetivo estimular a formação de novas organizações de microfinanças no país. Desenvolvido em linguagem didática e interativa, o Guia pretende contribuir para que a modalidade ganhe escala, estimulando as iniciativas empreendedoras da população de baixa renda.

O acesso ao crédito para pessoas físicas e jurídicas tem sido um importante aliado no desenvolvimento econômico do Brasil nos últimos anos. “Trabalhando junto com as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), nosso objetivo é reforçar o canal de acesso ao crédito para pessoas que não conseguem obter empréstimos pelos canais formais, constituindo um estímulo às iniciativas empreendedoras da população de baixa renda”, afirma Sonia Favaretto, Superintendente de Sustentabilidade do Banco Itaú.

O evento de lançamento contou com a participação da Acreditar, instituição com sede em Chã de Alegria (PE). Exemplo de experiência bem sucedida, a organização foi criada a partir do Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta) e é atuante no setor agrícola. Estabelecida com o apoio da Fundação Itaú Social, a Acreditar detém atualmente uma carteira ativa de 328 clientes e volume de recursos de R$ 200 mil. O Guia pode ser solicitado pelo e-mail sustentabilidade@itau.com.br.