Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Grupos gestores do Redes de Territórios Educativos se reúnem em São Paulo

No segundo encontro promovido pelo programa, estiveram presentes representantes de Aquiraz (CE), Cuiabá (MT), São Luiz (MA) e Várzea Grande (MT)

O programa Redes de Territórios Educativos promoveu o segundo encontro com representantes dos grupos gestores dos municípios Aquiraz (CE), Cuiabá (MT), São Luiz (MA) e Várzea Grande (MT). O encontro contou com atividades em São Paulo, entre os dias 25 e 27 de setembro, reunindo os participantes em oficinas, palestras e uma visita ao Galpão ZL, iniciativa da Fundação Tide Setúbal.

Realizado em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), o programa Redes de Territórios Educativos promove assessoria às organizações da sociedade civil na elaboração e implementação de estratégias de educação integral. Elas são estimuladas a atuar de forma articulada, criando redes de territórios educativos capazes de ampliar a oferta de ações para aumentar as oportunidades de aprendizagem dos estudantes.

De acordo com a gerente de Fomento do Itaú Social, Camila Feldeberg, o objetivo dos encontros é promover trocas e inspirações entre as redes, que contam com especificidades em cada território, porém, também contam com semelhanças na forma de atuação. “Toda a programação foi pensada para que fosse integradora, de muito diálogo, com troca de experiências, práticas e de inspirações para novas ideias que aprimorem a atuação de cada rede”, explica.

Os representantes dos grupos gestores participaram de reuniões no Itaú Social e de oficinas no Seminário Internacional de Educação Integral, promovido pela Fundação SM. A visita à fundação Tide Setúbal, que atua em São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo, permitiu a troca de diálogos sobre a atuação em redes nos territórios. A instituição conta com uma longa trajetória no desenvolvimento territorial e comunitário em São Miguel.