No segundo encontro promovido pelo programa, estiveram presentes representantes de Aquiraz (CE), Cuiabá (MT), São Luiz (MA) e Várzea Grande (MT)
O programa Redes de Territórios Educativos promoveu o segundo encontro com representantes dos grupos gestores dos municípios Aquiraz (CE), Cuiabá (MT), São Luiz (MA) e Várzea Grande (MT). O encontro contou com atividades em São Paulo, entre os dias 25 e 27 de setembro, reunindo os participantes em oficinas, palestras e uma visita ao Galpão ZL, iniciativa da Fundação Tide Setúbal.
Realizado em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), o programa Redes de Territórios Educativos promove assessoria às organizações da sociedade civil na elaboração e implementação de estratégias de educação integral. Elas são estimuladas a atuar de forma articulada, criando redes de territórios educativos capazes de ampliar a oferta de ações para aumentar as oportunidades de aprendizagem dos estudantes.
De acordo com a gerente de Fomento do Itaú Social, Camila Feldeberg, o objetivo dos encontros é promover trocas e inspirações entre as redes, que contam com especificidades em cada território, porém, também contam com semelhanças na forma de atuação. “Toda a programação foi pensada para que fosse integradora, de muito diálogo, com troca de experiências, práticas e de inspirações para novas ideias que aprimorem a atuação de cada rede”, explica.
Os representantes dos grupos gestores participaram de reuniões no Itaú Social e de oficinas no Seminário Internacional de Educação Integral, promovido pela Fundação SM. A visita à fundação Tide Setúbal, que atua em São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo, permitiu a troca de diálogos sobre a atuação em redes nos territórios. A instituição conta com uma longa trajetória no desenvolvimento territorial e comunitário em São Miguel.