Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Gestão educacional

Começaram a atuar os Coordenadores de Pais contratados para desenvolver atividades em dez escolas estaduais de Belém, no projeto-piloto que busca aproximar as famílias da vida escolar de seus filhos. A iniciativa, realizada em parceria entre Secretaria da Educação do Estado do Pará e Fundação Itaú Social, integra o Pacto pela Educação do Pará, cujo objetivo é promover a melhoria da qualidade da educação no estado.

O papel desses profissionais é desenvolver estratégias que promovam a participação das famílias na vida escolar dos estudantes e da escola, contribuindo na redução de  índices de absenteísmo, evasão, registros de indisciplina e, consequente, na geração de melhora no aprendizado  intensificando o aproveitamento das aulas. Para isso, eles passaram por um curso inicial de 16 horas e receberão formação continuada e acompanhamento técnico permanente.

Entre as tarefas dos Coordenadores estão o acompanhamento dos alunos na entrada, saída e intervalos, recepção aos familiares na escola, desenvolvimento de atividades com a participação da comunidade e visitas às residências dos estudantes quando necessário.

Escolas onde atuarão os coordenadores de pais no Pará:

EEEFM. Ruy P. Barata

EEEFM. Graziela Moura Ribeiro

EEEFM. Rui Barbosa

EEEIF. Norma Morhy

EEEFM. Dr. Celso Malcher

EEEFM. Temístocles de Araújo

EEEFM. Cidade de Emaús

EEEF. N.S. de Fátima II

EEEFM. Cônego Batista

EEEFM. Eneida de Moraes

Histórico

O programa Coordenadores de Pais foi concebido a partir do projeto-piloto Excelência em Gestão Educacional, realizado pela Fundação Itaú Social em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, entre 2009 e 2011. Após três anos de experiências e avaliações positivas, houve sistematização e adaptação da metodologia do programa, que já vem sendo desenvolvida pelas redes estaduais de educação do Espírito Santo e de Goiás.