Dados do Censo Escolar 2022 mostram que ainda há 1,04 milhão de crianças e adolescentes de quatro a 17 anos que não frequentam a escola. Apesar da quantidade, o índice apresenta certa recuperação das matrículas ao patamar semelhante de antes da pandemia da Covid-19.
Um dos principais motivos para essa retomada dos estudantes ao ambiente escolar foram as ações de busca ativa promovida por 87% dos municípios brasileiros, conforme a oitava onda da pesquisa realizada pela Undime (União Nacional de Dirigentes Municipais da Educação). Essa prioridade no acolhimento dos alunos está prevista no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que completa 33 anos no dia 13 de julho.
ℹ️ Confira a série na TV Futura que mostra exemplos de Busca Ativa Escolar
“São várias as maneiras de desenvolver ou aprimorar o acolhimento da comunidade escolar, que precisa ser um compromisso coletivo da escola e das redes municipais. Abertura e incentivo ao diálogo, a partir de uma escuta ativa, que realmente compreenda as necessidades de cada estudante, são fundamentais”, explica a coordenadora de Soluções Educacionais do Itaú Social, Claudia Petri.
O Polo, ambiente de formação do Itaú Social, oferece oportunidades de conteúdos gratuitos para gestores escolares , que apresentam estratégias de acolhimento e busca ativa. Esses cursos fazem parte do percurso formativo Recuperação das aprendizagens, lançado em março de 2022 com o objetivo de superar as lacunas aprofundadas durante a pandemia.
ℹ️ Conheça o percurso formativo Recuperação das Aprendizagens
As formações também são úteis para os docentes, como aponta a professora Rosenilda Marques Palmeira, do município Teixeira de Freitas (BA). A educadora destaca o curso Acolhimento e Clima Escolar como um dos importantes conteúdos que a apoiaram em sua rotina escolar.
A experiência positiva tornou a docente uma relevante incentivadora da plataforma para seus colegas. “Recomendei o Polo aos professores e professoras da escola em que sou coordenadora. Além disso, imprimi e compartilhei parte do material disponível para todos. Recomendo outros cursos que fiz na plataforma, voltados à educação infantil”.
Sobre o Polo
O Polo oferece 60 cursos gratuitos e certificados. Também disponibiliza um acervo com 260 arquivos de conteúdos referentes à educação pública. Conta ainda com a seção editorial, que traz análises sobre temas do setor, como equidade racial, pandemia, fortalecimento das vozes indígenas, monitoramento e avaliação. Em agosto de 2022, recebeu a medalha de prata do prêmio internacional Brandon Hall – Exccellence Awards 2022 na categoria: “Best Advance in Learning Technology Implementation / Melhor Avanço na Implementação de Tecnologia de Aprendizagem”.