Ir para o conteúdo Ir para o menu
Polo de desenvolvimento educacional

Fundação Itaú Social realiza Ciclo de Debates em Gestão Educacional

A Fundação Itaú Social organizou, no dia 15 de setembro, o Ciclo de Debates em Gestão Educacional. O seminário, realizado com apoio do Todos pela Educação, teve como tema “Aproximação família-escola nas políticas educacionais” e contou com a presença de especialistas brasileiros e internacionais, que discutiram a importância de envolver pais e familiares no cotidiano escolar das crianças e dos adolescentes.

Estiveram presentes Heather B. Weiss e M. Elena Lopez, pesquisadoras do Harvard Family Research Project (HFRP), uma organização de ensino que estuda iniciativas e estratégias para conectar as famílias às escolas e programas que moldam o desenvolvimento de crianças e adolescentes. A segunda apresentação foi de Michele P. Brooks, que atuou, até 2015, como Assistente da Superintendência das Escolas Públicas de Boston. Brooks iniciou seu trabalho na área da educação após uma experiência pessoal: insatisfeita com o desempenho acadêmico de seus filhos, Brooks passou a acompanhar e a atuar no engajamento familiar dentro das escolas, fortalecendo a relação e o desenvolvimento dos estudantes da cidade.

O segundo momento do seminário foi um debate sobre estratégias para aproximar família, comunidade e escola. Além das convidadas internacionais, participaram da mesa, Venúzia Fernandes e Guilherme Bellintani, secretários municipais de educação de Santos (SP) e Salvador (BA), respectivamente. Ambas as cidades contam com a parceria da Fundação Itaú Social para a implementação do Programa Coordenadores de Pai em suas redes. Em Santos, a iniciativa está presente como programa piloto em sete escolas. Já em Salvador, foi universalizada para as mais de quatrocentas instituições da rede municipal e rebatizada como Agentes da Educação. O debate foi mediado por Priscila Cruz, diretora executiva do Todos Pela Educação.

O Ciclo de Debates marcou o lançamento dos guias formativos “Coordenadores de Pais: estratégias de aproximação família-escola”. São três publicações, voltadas aos gestores das escolas, aos profissionais que atuam como Coordenadores de Pais e às secretarias de educação. Durante o evento, foi também divulgada a série de vídeos formativos que apresentam a metodologia do Programa.