Ir para o conteúdo Ir para o menu
Polo de desenvolvimento educacional

Fundação Itaú Social promove seminários

Gestores de projetos sociais e de políticas públicas e especialistas em avaliação participaram na segunda-feira (14), em Fortaleza, do Seminário Itaú de Avaliação Econômica de Projetos Sociais, realizado pela Fundação Itaú Social.

Os seminários têm por objetivo contribuir para divulgar e fortalecer a cultura de avaliação como uma importante ferramenta na gestão de programas e projetos sociais.

Na primeira parte do encontro, a pesquisadora Fabiana de Felício apresentou o estudo “Os efeitos da educação infantil sobre os escores de alfabetização usando dados de uma nova ferramenta brasileira de avaliação”. Participaram como debatedores o especialista em economia da educação, Daniel Santos, do IBMEC- RJ, e o Secretário Municipal de Educação e Cultura de Palmas (TO), Danilo de Melo Souza. A mesa abordou temas como gestão educacional, instrumentos para tomada de decisão e o uso da avaliação para aprimoramento do projeto em suas diferentes fases.

A segunda parte do evento foi reservado para a apresentação de dois trabalhos realizados por alunos do curso de Avaliação Econômica de Projetos Sociais que aconteceu em Fortaleza, em 2009. Os trabalhos analisaram o Programa Saúde da Família no Estado do Ceará e o projeto social A vida é feminina.

 

Belo Horizonte sedia próximo seminário

Na sexta-feira (18) será a vez da cidade de Belo Horizonte receber o Seminário Itáu de Avaliação Econômica de Projetos Sociais. O evento será aberto ao público e acontece no teatro José Aparecido de Oliveira, no espaço da Biblioteca Pública Luiz de Bessa.

Na primeira parte do evento, a pesquisadora Luciana Soares Luz, do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG, apresentará o estudo “O impacto da repetência na proficiência escolar: uma análise longitudinal do desempenho de repetentes em 2002-2003”. Participarão como debatedores o professor Naercio Menezes, do Insper e FEA-USP, e o especialista Renato Júdice de Andrade, gerente da área técnica da AVALIA Educacional.

Para a segunda parte do evento estão programadas as apresentações de dois trabalhos realizados por alunos do curso de Avaliação Econômica de Projetos Sociais que aconteceu em Belo Horizonte, em 2009. Os trabalhos analisarão o projeto Futurarte, da instituição social Missão Ramacrisna, e o projeto de inclusão escolar da APAE Padre Leopoldo.

Para confirmar presença no evento é preciso ligar para 0800 771 1100.