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Polo de desenvolvimento educacional

Fundação Itaú Social e Consed organizam debate sobre gestão escolar

A Fundação Itaú Social e o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) reuniram representantes de todas as Secretarias Estaduais de Educação do País para um Encontro Temático sobre gestão escolar. O evento aconteceu nos dias 23 e 24 de abril, em São Paulo, e os participantes apresentaram políticas de suas Secretarias e debateram pontos importantes sobre o tema, desde as formas de seleção de diretores escolares – a duração de seus mandatos e os processo de composição de sua equipe gestora –, até as políticas de formação desses diretores, suas atribuições e avaliação de suas gestões. As discussões acerca de políticas educacionais, realizadas durante o encontro, foram baseadas em evidências de avaliações quantitativas realizadas em estudos nacionais e internacionais.

Para enriquecer o debate, a Fundação Itaú Social convidou as pesquisadoras do Departamento de Economia da Universidade de São Paulo, Paula Pereda e Andrea Lucchesi, para apresentarem estudos quantitativos sobre gestão escolar. As pesquisadoras trouxeram uma visão acadêmica sobre o tema de acordo com dados sobre seleção de diretores, características de gestão e formação em diferentes países.

“Nós temos aqui nesse encontro um grupo muito rico. São 27 estados, cada um com uma diversidade maravilhosa, trabalhando juntos e trocando experiências e saberes. É um momento ímpar”, disse Maria Cecília Amendôla da Motta, Secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e Vice-Presidente do Consed na região Centro-Oeste. A secretária também destacou a importância da relação estabelecida com a Fundação Itaú Social: “É uma parceria que vem para complementar, para dar suporte e base não só com seus programas, mas também com suas pesquisas e publicações”, afirmou.

A Gerente de Educação da Fundação Itaú Social, Patricia Mota Guedes, explicou que todo o investimento social da Fundação Itaú Social é voltado para esforços que contribuam com a melhoria da educação pública no País. “A gestão educacional é um de nossos grandes eixos de trabalho, partindo do princípio de que mudanças efetivas na ponta – ou seja, na escola, no aprendizado do aluno – precisam de aprimoramento nas estruturas, nos processos e nas práticas de gestão”, acrescentou. “Esse encontro temático que organizamos em parceria com o Consed tem tudo a ver com essa estrutura de nosso trabalho em gestão educacional, que é a dimensão da gestão escolar”, concluiu.