Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Fundação Itaú Social, Cenpec e Prefeitura de Praia Grande firmam parceira

A Fundação Itaú Social, o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e a Prefeitura do Município de Praia Grande (SP) assinaram, no dia 5 de março, em Praia Grande, o protocolo de intenções que marca o início de uma importante parceria. Trata-se da transferência de elementos da metodologia do Programa Jovens Urbanos a serem aplicados no contexto do Projeto Juventude Legal, desenvolvido pela Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve) do município.

Participaram da solenidade o Prefeito de Praia Grande, Alberto Pereira Mourão; a Vice-Prefeita de Praia Grande, Maura Ligia Costa Russo; o Presidente da Câmara de Vereadores de Praia Grande, Roberto Andrade e Silva; a Gerente de Educação da Fundação Itaú Social, Patricia Mota Guedes e a Coordenadora Técnica do Cenpec, Maria Amabile Mansutti. Alguns estudantes do município assistiram à cerimônia.

A metodologia do Programa Jovens Urbanos irá contribuir no fornecimento de recursos para o fortalecimento das políticas públicas de juventude desenvolvidas pela Subjuve, dando enfoque ao conceito de Educação Integral. A parceria contempla a formação de trinta Técnicos de várias secretarias municipais e trinta Professores Mediadores de escolas estaduais ligadas ao Projeto Juventude Legal.

“A soma de esforços com o poder público tem crescido e é fundamental para o desenvolvimento da educação integral em todo o País, incluindo toda a cidade como território educador”, afirma Patricia Mota Guedes. Augusto Schell, Subsecretário de Assuntos da Juventude de Praia Grande, reforça: “Quando falamos em Educação Integral, não queremos dizer que o jovem deva estar restrito à escola. É preciso que eles possam ocupar a rua, os espaços públicos, a praia. Essa é a proposta que estamos tentando construir e que o Jovens Urbanos está trazendo para nós”.

Criado em 2004, o Programa Jovens Urbanos já beneficiou mais de dez mil jovens em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Já o Projeto Juventude Legal faz parte do Programa Avança Praia Grande, desenvolvido pela administração da cidade e que reúne ações para vários eixos de atuação do município para o triênio 2014-2016.