Ir para o conteúdo Ir para o menu
Polo de desenvolvimento educacional

Fundação Itaú Social busca parcerias para disseminar cultura de avaliação

A Fundação Itaú Social está buscando parcerias com organizações sociais nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste para compartilhar a sua expertise na área de avaliação econômica de projetos sociais, por meio de Oficina gratuita sobre o tema. Com o objetivo de estimular gestores e técnicos de ONGs, do poder público e de institutos de pesquisa a avaliar suas políticas e seus projetos sociais, a iniciativa faz parte do programa de Avaliação Econômica de Projetos Sociais, desenvolvido desde 2004, com o apoio da área de Avaliação e Investimento do Itaú.

Para disseminar a prática de avaliação das ações sociais, a Fundação Itaú Social realiza cursos, seminários e avaliações de seus próprios projetos e também os desenvolvidos por parceiros. A Oficina apresenta, durante as oito horas em que se desenvolve, os principais conceitos da metodologia da avaliação econômica de forma ágil, intuitiva e dialogada, auxiliando os gestores a identificar se a ação social de fato conseguiu cumprir seu objetivo e também qual é seu custo-benefício.

De acordo com Isabel Santana, superintende da Fundação Itaú Social, a Oficina é um instrumento importante para a disseminação da cultura da avaliação e, por essa razão, tem conquistado destaque entre as formações sobre o tema.  “Cada vez mais gestores de todo o país têm nos procurado para realizar a Oficina, por isso decidimos expandir a nossa atuação e formar novas parcerias. Por meio desse trabalho com as organizações sociais e a gestão pública esperamos contribuir para fortalecimento da cultura da avaliação como um instrumento para aperfeiçoar a gestão dos seus projetos, tornando esse processo mais transparente, além otimizar os recursos investidos”, disse.

Neste ano, foram realizadas 12 Oficinas que impactaram cerca de 330 pessoas.  Do total de Oficinas realizadas, nove aconteceram em estados do Sul e Sudeste e as outras três em estados do nordeste e centro-oeste. Frente à maior presença de ações do Programa de Avaliação Econômica de Projetos Sociais nas regiões sul e sudeste do Brasil, a Fundação Itaú Social intenciona fortalecer as parcerias nas regiões norte, nordeste e centro-oeste, por meio da realização das Oficinas.

Organizações interessadas em realizar a Oficina de Avaliação no seu estado podem consultar a Rede de Avaliação de Projetos Sociais para obter mais informações e entrar em contato, por meio do Fale Conosco, indicando seus dados para contato, cidade e instituição da qual faz parte.