Adquirir novos conhecimentos é uma forma poderosa de iniciar o ano e transformar, de maneira positiva, as rotinas familiares. Celebrado em 7 de janeiro, o Dia do Leitor reforça a importância da leitura como prática fundamental para o desenvolvimento humano. O Itaú Social acredita que incentivar o contato com os livros desde cedo contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico, impulsiona a criatividade e enriquece os momentos de troca entre pais, filhos e educadores. Para isso, disponibiliza cursos autoformativos e gratuitos que estimulam a leitura em família desde a primeira infância.
ℹ️ Dia do Leitor: confira dicas para selecionar livros que facilitam a mediação da leitura com crianças
O curso Leitura para bebês tem como objetivo apoiar educadores na leitura em voz alta e na criação de situações em que bebês e crianças bem pequenas possam explorar os livros livremente, favorecendo a familiarização com a leitura, o desenvolvimento do interesse pelos livros e o aprimoramento da habilidade da escuta. Voltado para gestores escolares, professores e educadores da Educação Infantil, a ideia é orientar a realização de planejamentos, atividades e seleção de títulos adequados para a primeira infância, por meio de vídeos, perguntas abertas, documentos de leitura e quizzes interativos.
ℹ️ Dia do Leitor: Itaú Social destaca formações que incentivam a leitura de crianças e jovens
Para crianças um pouco maiores, o Itaú Social disponibiliza a formação Infância e leituras, que incentiva práticas de leitura do adulto para e com a criança como oportunidade de fortalecimento dos vínculos e da participação ativa na educação desde a primeira infância. O público-alvo deste conteúdo são gestores escolares, professores e educadores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, equipes técnicas e profissionais que atuam em Organizações da Sociedade Civil.
Conectado com as atualizações da sociedade, o curso Mediação de literatura infantil digital aborda a literatura infantil em ambientes digitais, destacando seus desafios e potenciais, além de preparar adultos para identificar, selecionar e mediar obras digitais voltadas às crianças. A proposta é desenvolver essa mediação de forma acolhedora, significativa e segura para o público infantil .
ℹ️ Potencial da mediação de leitura infantil digital é tema de novo curso do Polo
O curso Mediação de leitura para juventudes propõe caminhos para fortalecer a atuação de mediadores na promoção da leitura entre jovens, reconhecendo o protagonismo juvenil como parte essencial do processo. A formação destaca a leitura como prática de cidadania e de reflexão sobre o estar no mundo, utilizando quizzes interativos, vídeos, documentos de leitura e outras ferramentas.
Escola Fundação Itaú
Em outubro, a Escola Fundação Itaú — plataforma de cursos livres e gratuitos nas áreas de arte, cultura e educação — completou um ano de existência. Nesse período, foram disponibilizados 140 cursos autoformativos, 18 formações mediadas e 11 de pós-graduação, além da criação de mais de 10 mil aulas. A plataforma recebeu quase 100 mil inscrições e emitiu mais de 24 mil certificados de conclusão. Ao todo, mais de 378 mil alunos estão cadastrados na escola.