Ir para o conteúdo Ir para o menu
Polo de desenvolvimento educacional

Formação para jornalistas

Às vésperas da divulgação dos novos resultados da Prova Brasil e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Todos Pela Educação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Fundação Itaú Social realizam o Educação em Pauta, encontro entre especialistas e jornalistas para o debate deste importante tema. O evento será realizado no dia 2 de agosto, em São Paulo, e abordará as seguintes questões: O que compõe o Ideb e quais são os demais dados que são divulgados simultaneamente ou podem ser utilizados para o cruzamento de dados? E a Prova Brasil? Como utilizar seus resultados?

O Ideb e os dados da Prova Brasil são extremamente importantes para a qualidade da Educação Básica, pois chegam até as escolas e podem ajudar todas as redes a corrigirem as dificuldades apontadas nas avaliações. O trabalho da imprensa é igualmente importante na divulgação dos resultados, uma vez que é por ela que a maioria da população toma conhecimento de como anda a qualidade da Educação no Brasil.

O objetivo é auxiliar a cobertura jornalística da próxima divulgação de resultados, prevista para a primeira quinzena de agosto. Participam do debate Clara Etiene Lima de Souza, coordenadora-geral do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica da DAEB/Inep, que apresentará a metodologia da Prova Brasil, e o Prof. Carlos Eduardo Moreno Sampaio, diretor de Estatísticas da Educação Básica da DEED/Inep, que explicará a composição do Ideb.

Na sequência, o Prof. Marcio da Costa, do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Sistemas Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), falará sobre possibilidades de uso dos resultados. Por fim, abriremos para perguntas e debate com os jornalistas. Os interessados em participar do encontro podem se inscrever aqui.

Serviço:

Educação em Pauta: Prova Brasil e Ideb

Data: 2 de agosto de 2012, das 9 às 12h30

Local: Sede do Todos Pela Educação – Av. Paulista 1.294, 19º andar – São Paulo/SP

Mais informações: pelo e-mail camilla@todospelaeducacao.org.br ou pelo telefone (11) 31455377 – ramal105

Programação:

9h00 às  9h30 –  Café da manhã

9h30 às 10h15 – Apresentação Clara Etiene Lima de Souza, coordenadora-geral do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica da DAEB/Inep

10h15 às 11 horas – Apresentação Prof. Carlos Eduardo Moreno Sampaio, diretor de Estatísticas da Educação Básica da DEED/Inep

11 às 11h45 – Apresentação Prof. Marcio da Costa, Grupo de Estudos e Pesquisas dos Sistemas Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

11h45 às 12h30 – Debate com jornalistas