Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Formação no Nordeste

Nesta semana, entre os dias 7 e 9 de outubro, a capital baiana será a sede do último Encontro de Formação do Prêmio Itaú-Unicef realizado pela Fundação Itaú Social e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Na oportunidade, estarão presentes organizações não-governamentais (ONGs) de Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Alagoas e Bahia.

O objetivo é ampliar o debate sobre educação integral e as práticas que as organizações sociais desenvolvem com crianças e adolescentes no contraturno escolar, além de estimular a formaç ão de redes sociais. Trata-se de uma oportunidade de aprimoramento dos conhecimentos técnicos e de troca entre as organizações que atuam e têm um importante papel nas políticas públicas responsáveis pela garantia de direitos e pela educação integral em todo o País.

Na ocasião, será apresentado o Projeto Novo Espaço, da Casa do Sol Padre Luís Lintner, em Salvador, que oferece oficinas de arte-educação, atividades culturais, acesso à biblioteca e apoio escolar a 259 crianças e adolescentes de 6 a 18 anos. Conforme o coordenador Altair Honorato Pacheco, os atendidos participam da execução, do planejamento e da avaliação das atividades e são acompanhados mesmo após a saída do projeto. “Mais de 70 jovens que passaram por aqui ingressaram na universidade e mantiveram vínculo com a instituição”, afirma. Pacheco conta que para dar continuidade à formação, a organização oferece curso pré-vestibular que prepara para as provas e trabalha a cidadania.