Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Festival #LeiaemCasa incentiva leitura para público infantil


Produzida em parceria com o banco Itaú, série de vídeos apresenta dicas de como ler para crianças e narra histórias de alguns livros do programa Leia para uma Criança

O Itaú Social e o Itaú Unibanco lançaram o Festival #LeiaemCasa, uma série de dez vídeos com conteúdos sobre literatura infantil, contação de histórias e mediação de leitura. O objetivo é levar a literatura de qualidade para as famílias enquanto cumprem o distanciamento social devido à pandemia do coronavírus.

O material, postado no canal do Banco no YouTube e disponível em suas redes sociais, é apresentado pela atriz, escritora e narradora Kiara Terra. Além da narrativa dos livros, com música e teatro, ela também dá dicas de como fazer a leitura de forma estimulante aos pequenos, e ensina como abordar o tema do medo para as crianças de maneira leve e criativa.

Kiara narra histórias de alguns livros distribuídos pelo Programa Leia para uma Criança em anos anteriores, como as obras “O Tupi que você fala”, de Claudio Fragata, distribuído em 2019, “Pedro vira porco-espinho”, de Janaína Tokitaka, parte da coleção de 2018, e “Em cima daquela serra”, de Eucanaã Ferraz, de 2017.

Leia para uma criança

A proposta do Programa Leia para uma Criança é oferecer uma oportunidade de participação ativa do adulto na educação desde a primeira infância, fortalecendo vínculos. Busca também ampliar o repertório cultural da criança por meio da literatura de qualidade, para seu desenvolvimento integral. Em 2019, foram distribuídos 3,6 milhões de livros, sendo que uma parte foi destinada para crianças matriculadas na rede pública de municípios considerados de alta e muito alta vulnerabilidade.