Ir para o conteúdo Ir para o menu
Polo de desenvolvimento educacional

Experiências de monitoramento e avaliação

Dias 25 e 26 de junho, a capital mineira será a sede do I Seminário da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, promovido pela Fundação João Pinheiro, com apoio do Banco Mundial. Serão apresentados estudos de casos ilustrando as iniciativas de avaliação existentes no País e as diversas metodologias utilizadas. O evento contará com a presença dos principais especialista da área, além de acadêmicos, representantes de governos, do setor privado e de organizações internacionais.

A gerente de avaliação do Banco Itaú, Lígia Vasconcellos, será a moderadora da mesa Avaliação de Impacto. Nela, haverá também apresentação da avaliação de impacto do programa Escola Integrada da Prefeitura de Belo Horizonte, desenvolvida em parceria com a Fundação Itaú Social. A exposição será feita pela pesquisadora Ana Maria Hermeto, do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar/UFMG). O Projeto Escola Integrada utiliza espaços alternativos para realização de atividades no contraturno escolar com os estudantes de 48 escolas municipais.

A pesquisa verificou impacto positivo, tendo sido verificado benefícios nas condições que favorecem a aprendizagem, particularmente o aumento do uso de computador pelos participantes, da prática regular de esportes, da frequência em atividades culturais, dos hábitos de higiene e alimentação e a redução do tempo da criança destinado a afazeres domésticos.