Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Experiência de professores em projeto pedagógico antirracista é registrado em documentário

Filme coleta depoimentos de docentes de Belo Horizonte (MG) que realizaram atividades sobre a cultura e história africana e afro-brasileira


Um projeto pedagógico antirracista, desenvolvido por professores da rede básica de Belo Horizonte (MG), foi registra no documentário “Ressignificando as relações étnico-raciais e de gênero” e já está disponível gratuitamente no acervo digital Anansi – Observatório da Equidade Racial na Educação Básica. A iniciativa dos professores da Escola Estadual Álvaro Laureano Pimentel envolveu os alunos em atividades educativas e culturais, visando à reflexão sobre a desigualdade e a discriminação social.

O vídeo apresenta depoimentos de crianças, adolescentes e profissionais da educação, além de convidados que participaram das ações, sobre experiências vividas durante momentos de leitura e lazer, a partir de conteúdos de livros didáticos, clássicos da literatura e títulos de ficção. 

“Notamos uma transformação no comportamento da comunidade escolar, acompanhada pela integração da temática negra no currículo e na rotina do colégio. Esse processo foi enriquecido por meio das capacitações dos professores, bem como das atividades de campo, imersões e oficinas realizadas com os estudantes”, detalha Vanderléia Reis, coordenadora do projeto e educadora.

Outro resultado do projeto foi a criação da revista virtual “Africanidades”, também disponível gratuitamente na Anansi. O objetivo do conteúdo é mostrar a experiência da iniciativa para inspirar outros docentes e gestores de educação a replicarem as atividades em seus territórios.

A atividade foi realizada durante 18 meses, com apoio do Itaú Social e do Ceert (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades), por meio do Edital Equidade Racial na Educação Básica. Somada com essa iniciativa, o edital apoiou 15 projetos de pesquisas ocorridos em todas as regiões do país.

Sobre o edital
O edital também selecionou nove autores para a produção de  artigos científicos sobre diversos temas relacionados às práticas pedagógicas antirracistas, ao feminismo negro e à representatividade na literatura infantil. Os textos receberam apoio técnico e financeiro e podem ser acessados gratuitamente no site do programa.

Acervo Digital
Ao longo do ano, a biblioteca da Anansi receberá mais de 50 produções, entre livros, teses acadêmicas, artigos, e-books, jogos didáticos e vídeos. Os futuros conteúdos serão produzidos a partir dos resultados extraídos das pesquisas aplicadas apoiadas pelo edital Equidade Racial na Educação Básica.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.