Ir para o conteúdo Ir para o menu
Polo de desenvolvimento educacional

Etapa de seleção da Olimpíada de Língua Portuguesa

Foi dada a largada para as Comissões Julgadoras Estaduais da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Até 17 de outubro, as 27 unidades da federação escolherão os 500 textos semifinalistas nos gêneros poema, memórias literárias, crônica e artigo de opinião. Cada comissão definiu uma data para enviar os textos. O cronograma completo pode ser acessado aqui.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é realizada pela Fundação Itaú Social e pelo Ministério da Educação em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A iniciativa oferece formação a professores da rede pública para o ensino do idioma com o objetivo de estimular a leitura e desenvolver competência de escrita nos alunos. Os critérios a serem seguidos pela comissão para avaliar os textos estão publicados na comunidade virtual (www.escrevendoofuturo.org.br), onde também pode ser realizado o envio de textos.

Os alunos semifinalistas participarão com seus professores dos Encontros Regionais em diferentes cidades, onde serão indicados os 152 textos finalistas. Nesta etapa, há também uma seleção de relatos de práticas destinada aos professores dos alunos semifinalistas. Uma Comissão Julgadora específica seleciona um relato por pólo. Na fase seguinte, professores e alunos finalistas participarão do Encontro Nacional em Brasília, onde serão anunciados os 20 vencedores.