Jovens entre 15 e 20 anos, residentes na Brasilândia, no Capão Redondo e em regiões próximas aos dois distritos paulistanos, já podem se inscrever no programa Jovens Urbanos, da Fundação Itaú Social. A iniciativa, que conta com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), promove atividades para juventude na perspectiva da educação integral, por meio de parceria com ONGs, instituições sociais e escolas.
Para participar, os jovens devem residir nestes distritos ou próximos às organizações sociais parceiras do programa – conforme lista abaixo – e nas quais pode realizar sua inscrição presencialmente.
O programa tem início no final deste mês e dura cerca de nove meses. As atividades são semanais e podem ser realizadas na instituição ou em diferentes espaços do bairro e da cidade, sempre conduzidas por um educador. O processo formativo inclui explorações na cidade, por meio da circulação e apropriação de espaços e equipamentos públicos.
São oferecidas também oficinas de curta duração, etapa das “experimentações”, que compõem um escopo variado de temas como dança, fotografia, grafite, ações sustentáveis e de reciclagem, conceitos de moda e criação de peças, música, teatro, edição de vídeos e outros. Essas atividades são desenvolvidas e aplicadas por especialistas em cada uma das linguagens e tem o objetivo de proporcionar novas experiências culturais, econômicas e comunitárias aos jovens. Integra, ainda, ao processo formativo, o desenvolvimento e implementação de um projeto de intervenção na comunidade. Todas as etapas são estratégicas para o desenvolvimento da expressão e participação do jovem no local onde vive.
O Jovens Urbanos possui uma ampla rede de instituições parceiras que contribuem para a formação juvenil, seja por meio da cessão de seus espaços, ou pelo desenvolvimento de ações pedagógicas. As instituições envolvidas são o Canal Futura, Centro Cultural da Juventude, Centro Paula Souza/ETEC, Centro Ruth Cardoso, Centro Universitário Maria Antônia, Fábrica de Cultura do Capão Redondo e o Instituto Paulo Montenegro.
Confira, abaixo, os locais onde os interessados podem realizar a sua inscrição.
Brasilândia e distritos vizinhos
Associação Amigos de Pianoro
Rua Santo Dias, 8 – Jardim Paulistano
Telefone: (11) 3972-4333
Associação Sócio Cultural Madre Teresa de Jesus
Passagem Rafael Arino, 68 – Jardim Elisa Maria
Telefone: (11) 3983-4278
Casa Jesus, Amor e Caridade – Larzinho
Rua Professor Dário Ribeiro, 1386 – Vila Prado
Telefone: (11) 3966-1925
Instituto Alegria de Viver
Rua Fragata Constituição, 199
Telefone: (11) 3928-1293
Capão Redondo e distritos vizinhos
Associação de Moradores do Jardim Comercial e Adjacências
Rua Falkenberg, 175 e 177 – Jardim Comercial
Telefone: (11) 5823-0066
Associação Obra do Berço
Rua do Chico Nunes, 173 – Jardim Rebouças – Vila Andrade
Telefone: (11) 5844-1915 / 5842-5199
Comunidade Cidadã – Escola Estadual João Silva*
Rua Abílio César, 243, Jardim Soraia
*Só podem se inscrever alunos matriculados na escola.
Instituto Fomentando Redes e Empreendedorismo Social – Inforedes
Rua Félix Fagundes, 227 – Capão Redondo
Telefone: (11) 5510-1486
Movimento Comunitário Estrela Nova
Rua João Bernardo Vieira, 267 – Jardim Paris
Telefone: (11) 5841-7775
União Popular de Mulheres
Rua Zacarias Mazel, 128 – Jardim Maria Sampaio
Telefone: (11) 5841-4392