Os eventos esportivos globais são uma oportunidade para que as pessoas conheçam modalidades competitivas diferentes das tradicionais difundidas no Brasil, como futebol, vôlei e basquete. Nas escolas, essas novidades, que chamam a atenção nas quadras, nas pistas e nas piscinas, despertam não só a curiosidade dos estudantes, mas também aumentam seu interesse pela atividade física.
Um exemplo desse envolvimento de crianças e adolescentes após competições internacionais é a canoagem. Desde o surgimento de atletas medalhistas, como Isaquias Queiroz, a modalidade tem ganhado popularidade crescente entre os estudantes de municípios litorâneos.
Por meio do Edital FIA (Fundos da Infâncias e Adolescências), do Itaú Social, a Associação Educando com o Surf introduziu a canoa nas práticas diárias das crianças e adolescentes de Guarujá (SP), que já utilizavam pranchas de surfe. O projeto, realizado em 2021, incluiu oficinas de valorização da cultura havaiana e africana por meio da dança e vestimenta típicas, ações de sustentabilidade para preservar o mar e a praia, além das aulas de surfe e canoagem com os alunos do território no contraturno escolar.
ℹ️ Projetos esportivos incentivam a aprendizagem de crianças e adolescentes
Mais recente, a última edição do Edital Itaú Esporte apoiou 61 organizações da sociedade civil que têm parceria com escolas. Entre as selecionadas está a Associação Petrolina de Atletismo, de Petrolina (PE), que realiza práticas de canoagem paralímpica no contraturno escolar. A iniciativa atende alunos com deficiência motora e com síndrome de Down da região.
Parcerias entre as iniciativas esportivas com as escolas têm resultado em um maior envolvimento dos alunos nos exercícios e na aprendizagem, como mostra o relatório “Artes e Esportes Relação com desenvolvimento humano integral” (2020), organizado pelo Itaú Social.
“A atividade física ajuda a concentração, memória, processamento cognitivo e comportamento em classe. Além disso, o exercício pode impactar o desenvolvimento cognitivo das crianças desde muito cedo. Apenas 30 minutos de atividades físicas por dia em crianças na pré-escola apresentou melhora nas habilidades de alfabetização, especificamente sua consciência fonológica, conhecimento das letras e consciência do uso da língua escrita”, explica Victoria Goodyear, uma das pesquisadoras mencionadas no estudo.
Edital Itaú Esporte 2024
Organizações da sociedade civil têm até o dia 2 de outubro para se inscreverem no Edital Itaú Esporte 2024. A seleção priorizará projetos desportivos com foco na educação integral de crianças e adolescentes. É necessário que as iniciativas tenham sido aprovadas pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte ou que estejam em trâmite para essa aprovação, desde que a confirmação ocorra até o dia 6 de setembro.