Ir para o conteúdo Ir para o menu
Polo de desenvolvimento educacional

Especialistas debatem juventude e mercado de trabalho

No dia 18 de agosto, o Centro Ruth Cardoso, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e de Ação Comunitária (Ideca) e com o apoio do Instituto Unibanco e da Fundação Itaú Social, realiza seminário aberto ao público com o objetivo de ampliar o debate sobre os rumos da educação profissional e sua capacidade de articular identidade juvenil e mercado de trabalho.

Na ocasião, será lançado o segundo número dos Cadernos Ruth Cardoso com os resultados da pesquisa “Juventude e mercado de trabalho: realidade e perspectivas”, que visa identificar as relações entre a prática formativa, as expectativas dos jovens e as demandas do mercado.

O evento contará com a presença da pesquisadora Maria Carla Corrochano, socióloga, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e assessora do Programa Juventude da ONG Ação Educativa.

Durante a exposição, Maria Carla irá apresentar a Agenda Nacional do Trabalho Decente para a Juventude, documento coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e pela Secretaria Nacional de Juventude. A Agenda define quatro eixos prioritários do trabalho para jovens: mais e melhor educação; conciliação dos estudos, trabalho e vida familiar; inserção ativa no mundo do trabalho, com igualdade de oportunidades e de tratamento e diálogo social – juventude, trabalho e educação.

A superintendente executiva do Instituto Unibanco, Wanda Engel, fará exposição sobre o tema “Juventude, mercado de trabalho e educação brasileira”. O evento contará ainda com a participação de Valéria Riccomini, diretora da Fundação Itaú Social.

Programação

Abertura / Centro Ruth Cardoso – Regina Célia Esteves de Siqueira Fundação Itaú Social – Valéria Riccomini

Expositora / Instituto Unibanco – Wanda Engel (Juventude, mercado de trabalho e educação brasileira)

Apresentação da pesquisa / Ideca – Maria Cristina Meirelles e Simone de Castro Tavares Coelho

Pesquisadora convidada / Ação Educativa – Maria Carla Corrochano (Apresentação da Agenda Nacional do Trabalho Decente para a Juventude)

Serviço

Juventude e mercado de trabalho: realidade e perspectivas Data: 18 de agosto

Horário: das 13h30 às 18h00

Local: Centro Ruth Cardoso – Rua Pamplona, 1005, térreo Jardim Paulista – São Paulo – SP

R.S.V.P. – Tel.: (11) 3372-4340 (com Tamiris Medeiros) ou centrorc@centroruthcardoso.org.br