Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Especialistas debatem educação e desenvolvimento

O Itaú entende que a educação é o caminho para o desenvolvimento sustentável do Brasil. No entanto, o que verdadeiramente influencia a qualidade do ensino? Em busca de respostas para esse questionamento, a Fundação Itaú Social organizou no dia 24, em São Paulo, o seminário Educação e Desenvolvimento.

O evento teve como convidado internacional o professor norte-americano Eric Hanushek, doutorado no MIT, membro da Academia Nacional para Educação e professor de Economia e Educação do Centro de Estudos Hoover Institution na Stanford University. Hanushek se destaca por suas pesquisas sobre desenvolvimento econômico combinado com fatores educacionais. Sua fala foi baseada em seus estudos sobre os EUA e servem para o Brasil já que aqui, assim como lá, há muito o que melhorar em educação.

Também contribuíram com o debate especialistas brasileiros de diferentes áreas, como o professor Aloísio Araújo, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV); da professora Maria Helena Guimarães, da Universidade Estadual de Campinas; do professor Naercio de Menezes Filho, da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e do Insper; e do pesquisador Ricardo Paes de Barros do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A mediação foi feita pelo professor André Portela, também da FGV.